Floricultura é atividade significativa em 112 municípios paranaenses

19/08/2021
A floricultura representa apenas 0,13% do VBP, Valor Bruto da Produção Agropecuária, do Paraná, mas é uma atividade importante para 112 municípios e praticada em todo o Estado. Esse é um dos destaques do Boletim de Conjuntura Agropecuária do Deral, Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, na semana de 13 a 19 de agosto.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral, Paulo Andrade, apesar da floricultura ter espaço pequeno na agropecuária, a cultura tem uma grande importância na economia do Estado.// SONORA PAULO ANDRADE.//

O engenheiro agrônomo também destaca que quase um terço dos municípios paranaenses tem a floricultura como uma das principais atividades econômicas.// SONORA PAULO ANDRADE.//

Entre as principais culturas estão a de orquídeas e crisântemos, lembra Paulo Andrade.// SONORA PAULO ANDRADE.//

O boletim também traz informações sobre a apreensão dos produtores de mandioca por causa da falta de chuvas que poderia ajudar no avanço da colheita e preparo para novo plantio. A próxima safra pode apresentar redução de área, levando as indústrias a recorrerem à produção de outros Estados.

Sobre o trigo, o documento fala do preço que está em torno de 90 reais, próximo ao praticado em abril, quando a cotação atingiu recorde nominal. Na região de Cascavel, há preocupação maior, pois as primeiras áreas que serão colhidas são as afetadas pelas geadas. Isso pode prolongar a necessidade de importações para os moinhos manterem suas atividades.

Sobre a soja, o registro é das exportações. Entre janeiro e julho deste ano, o complexo formado por grãos, farelo e óleo rendeu o equivalente a pouco mais de 4 bilhões de dólares ao Paraná, uma redução de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020.

No caso do milho, o Estado exportou 405 mil toneladas nos sete primeiros meses, 13% a mais que no mesmo período do ano passado e seguindo como principal importador do cereal. Entre janeiro e julho, o crescimento foi de 157% em relação ao mesmo período de 2020.

O boletim também fala sobre a exportação de carne suína do Paraná nos sete primeiros meses, que chegou a 86 mil toneladas, volume 8% superior ao mesmo período de 2020. Como terceiro maior exportador no Brasil, a exportação rendeu cerca de 1 bilhão de reais ao Estado.

Da pecuária leiteira, os preços médios estaduais recebidos pelos produtores cresceram 8,24% de janeiro a julho.

O boletim também fala da projeção feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a produção brasileira de carne de frango e que pode ter crescimento ainda maior.

Mais detalhes sobre o Boletim de Conjuntura Agropecuária estão disponíveis no site www.agricultura.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)