Flagrantes por videoconferência agilizam o trabalho da Polícia Civil do Paraná

08/10/2019
A Polícia Civil do Paraná implantou centrais de flagrantes por videoconferência no Interior do Estado. Até o momento, 98 municípios já contam com o serviço que deve ser expandido. O novo sistema emprega tecnologia e inovação, oferecendo mais eficiência ao trabalho policial, além de otimizar recursos humanos. Os resultados impactam tanto na liberação de policiais civis para se dedicarem às atividades de investigação, quanto às demais forças de segurança, pois o tempo de permanência dos agentes nas delegacias para a conclusão dos procedimentos de flagrantes é reduzido. Um delegado e um escrivão são escalados para fazer o plantão diário para cada uma das regiões. Além disso, as equipes trabalham por videoconferência com os investigadores plantonistas, que estão nas delegacias. Todo o procedimento é gravado, garantindo um rito normal ao auto de prisão em flagrante. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, afirma que as centrais ajudam no trabalho das forças de segurança no Interior.// SONORA RIAD BRAGA FARHAT//Antes do uso da videoconferência, era comum policiais civis estarem restritos à vida na comarca, já que poderiam estar sujeitos ao recebimento de um plantão. Da mesma forma, os policiais militares responsáveis pelo flagrante conseguem concluir o procedimento com mais rapidez e ficam disponíveis para outra ocorrência, sem precisar aguardar a chegada de policiais civis de sobreaviso. O delegado-chefe da divisão da Polícia Civil para o Interior, Lanevilton Moreira, afirma que o projeto oferece vários benefícios.// SONORA LANEVILTON MOREIRA//O delegado-chefe da subdivisão de Cascavel da Polícia Civil, Fernando Zamoner, também destacou os benefícios do procedimento. De acordo com ele, as informações ficam mais fidedignas e é possível colher mais detalhes.// SONORA FERNANDO ZAMONER//O delegado-chefe da subdivisão em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, Valderes Scalco, afirma que o novo modelo é impulsionador da prestação de um serviço de excelência à população do Paraná.// SONORA VALDERES SCALCO//O Poder Judiciário e o Ministério Público também têm acesso online e imediato ao material. Isso contribui com a qualidade das peças e com a velocidade com que elas vão ser analisadas pela justiça. Com isso, também não é mais necessário deslocar viaturas e agentes para levar os procedimentos em papel até o fórum. (Repórter: Priscila Paganotto)