Fiscalização interdita 14 pontos comerciais e dispersa 1.200 pessoas em Curitiba

19/07/2021
As equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana, AIFU, coordenada pela Polícia Militar do Paraná, fiscalizaram 25 pontos comerciais de Curitiba no fim de semana e 14 foram interditados por irregularidades gerais ou relacionadas às medidas sanitárias contra o coronavírus. A ação também dispersou 1.260 pessoas que estavam nos locais abordados. O balanço é referente às operações ocorridas entre sexta-feira e domingo.
Nos três dias de ação, as equipes da AIFU estiveram em dezenas de bairros da Capital, atendendo denúncias sobre pessoas e estabelecimentos comerciais que desrespeitavam os decretos do governo estadual e do município com medidas de combate à Covid-19.
Ao todo, foram lavradas 36 autuações administrativas. Houve abordagens a 47 pessoas e 44 veículos, além de emissão de 86 autos de infração de trânsito pelos policiais e agentes municipais.
O coordenador da AIFU, capitão Ronaldo Carlos Goulart, explicou que foram abordados vários estabelecimentos, sendo que uma parte dos comerciantes tem procurado se ajustar, mas outra parte insiste em agir sem acatar as determinações contra a disseminação do coronavírus. //SONORA RONALDO CARLOS GOULART//
Em vários pontos da cidade, a AIFU encontrou aglomerações de pessoas, muitas sem máscaras. Os flagrantes ocorreram, principalmente, nos bairros da região Sul, como Sítio Cercado e Novo Mundo. Em todos os casos, os policiais militares fizeram orientações, dispersaram os grupos e encaminharam os responsáveis para a lavratura de Termo Circunstanciado.
Entre as diversas ações, houve a interdição de um bar, na madrugada de sábado, no bairro Sítio Cercado onde havia cerca de 75 pessoas. Os agentes municipais aplicaram duas multas com valor total de 45 mil reais ao responsável pelo evento.
Em outro estabelecimento, no bairro Hauer, 65 pessoas foram encontradas sem máscara e utilizando narguilé. Uma multa de 50 mil reais foi aplicada ao responsável. Ainda no sábado, os policiais militares foram até uma casa noturna no Batel, onde havia cerca de 170 pessoas aglomeradas. O estabelecimento recebeu multa de 50 mil reais pelo desrespeito às medidas sanitárias.
Já no domingo, as equipes da AIFU dispersaram uma aglomeração de mais de 100 pessoas que estavam em um bar no bairro Novo Mundo. O responsável pelo ponto comercial foi encaminhado para lavratura de Termo Circunstanciado por infringir medida sanitária, perturbação do sossego e prática de jogos de azar, onde foi constatada a localização de uma máquina caça-níquel encontrada no bar. (Repórter: Flávio Rehme)