Festas de Natal já iluminam muitas cidades do Paraná

19/11/2019
Os festejos de Natal já começam a se espalhar pelo Paraná. Além da motivação religiosa, cidades das mais diversas Regiões do Estado apostam no show de luzes, no colorido e no Papai Noel para atrair milhares de turistas nos próximos dias, esquentando o clima para o dia 25 de dezembro. Curitiba faz apresentações temáticas desde 1991, com destaque para os shows no Palácio Avenida, um dos principais pontos turísticos da cidade nessa época. Neste ano, a prefeitura da capital informa que são mais de 100 atrações espalhadas por diversos cartões-postais da cidade. O Coral do Palácio Avenida, formado por crianças de escolas municipais e instituições de acolhimento, é uma das principais atrações da capital. As apresentações estão programadas para começar no dia 6 do mês que vem, às oito e quinze da noite nas sextas-feiras, sábados e domingos. O Passeio Público vai ganhar uma decoração especial, com carrossel para crianças e adultos, além de uma árvore de Natal com 11 metros de altura e portais iluminados. Curitiba também tem o apito da Maria Fumaça em diversos bairros, a partir do dia 29 deste mês; uma roda gigante iluminada na Praça Santos Andrade, que também abriga a Casa do Papai Noel; uma rua toda colorida, mais afastada do centro, para esperar o Papai Noel; e um mirante enfeitado pela família Moletta, no bairro Umbará. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, afirma que a movimentação de turistas gera uma expectativa grande para o comércio das cidades.// SONORA MÁRCIO NUNES//Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Papai Noel tem uma casa e todo ano o Parque da Fonte, um dos pontos turísticos da cidade, no bairro Afonso Pena, fica iluminado. Cascavel aderiu ao espetáculo de Natal sem barulho, mais tolerado por bebês, idosos, pessoas com autismo e animais. O show pirotécnico inclusivo na praça da Catedral Nossa Senhora Aparecida é com fogos de artifício com baixo estampido, priorizando as luzes e as cores. Em Pato Branco, a festa natalina se consolida como um dos grandes atrativos do Estado. Os desfiles deste ano são nos dias 30 deste mês e 15 do mês que vem. Além dos tradicionais personagens, tem a presença da princesa do Natal. A cidade também tem a decoração de diversas árvores e a tradicional Casa do Papai Noel, com apresentação de artistas, músicos e grupos. Já em Maringá 400 crianças participam de um coral. Tem a chegada de papai noel, acendimento das luzes da cidade e show com Sérgio Reis e Renato Teixeira. A meta é chegar próximo a 100 mil pessoas e atendendo aos pedidos de ONGs e protetores de animais, não haverá show pirotécnico. A praça Renato Celidônio tem a roda gigante de 32 metros de altura, a casinha do papai noel, e o túnel com uma sincronia de som e luz. Londrina busca resgatar o espírito natalino com os pontos turísticos e vias do município decorados com árvores e lâmpadas de LED. O município também tem a Casa do Papai Noel e o Lago Igapó II recebe três árvores natalinas flutuantes e iluminadas. (Repórter: Priscila Paganotto)