Festa do Rocio atrai milhares de pessoas neste feriado a Paranaguá, no Litoral

14/11/2019
Considerada a cidade mãe do Paraná, Paranaguá está em festa até este domingo. As comemorações em homenagem à Nossa Senhora do Rocio começaram na semana passada e seguem até este final de semana. Nesta edição, a festa completa 206 anos. A celebração fomenta a economia local e fortalece o turismo religioso. A previsão é que cerca de 300 mil pessoas passem pelo município para as festividades, 150 mil delas apenas nesta sexta-feira, 15 de novembro, dia da Padroeira. De acordo a Prefeitura de Paranaguá, são 20 dias de festa com a vinda de romarias de todo o Paraná e de outros estados. O tema escolhido nesse ao para a festa é “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”. Segundo o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, a intenção é aproximar todas as cidades do Paraná. // SONORA DIRSON GONÇALVES //Os fiéis que visitam o santuário dedicado à santa também frequentam o comércio, restaurantes e outros estabelecimentos, gerando emprego e renda. Os hotéis estão lotados e algumas pessoas também recebem devotos em casa. O jornalista Kevin Capobianco, morador de Paranaguá, destaca a movimentação desta época. // SONORA KEVIN CAPOBIANCO //O padre Dirso explica que a devoção à Nossa Senhora do Rocio surgiu em 1648, quando Paranaguá ainda era um grupo de pescadores que vivia na baía da cidade. Durante uma pescaria, a imagem da santa foi encontrada e levada por um dos pescadores para casa. // SONORA DIRSON GONÇALVES // Com fiéis já espalhados pelo Paraná e em diversas regiões do Brasil, em 1977 um grupo de bispos se reuniu e solicitou ao Papa Paulo Sexto, no Vaticano, que a Santa fosse declarada Padroeira do Paraná, pedido que foi atendido pelo Pontífice. Ao retornar de Roma, o grupo conseguiu junto aos deputados estaduais um projeto de lei que decretasse esse título à Nossa Senhora do Rocio. O projeto foi aprovado por unanimidade e a lei foi sancionada pelo então governador Jayme Canet. (Repórter: Rodrigo Arend)