Ferroeste ultrapassa marca de mil contêineres transportados
04/06/2020
A Ferroeste transportou, no mês passado, 1.001 contêineres refrigerados até o Porto de Paranaguá, a maior carga da história da companhia e a primeira vez que a empresa ultrapassou a marca de mil unidades. Foram carregadas aproximadamente 30 mil toneladas de proteína animal congelada no terminal intermodal de Cascavel, no Oeste do Estado, volume 23% maior do transportado em maio do ano passado. A quantidade também superou o último recorde de movimentação de contêineres pela Ferroeste, que tinha sido atingido em janeiro deste ano, com 946 unidades carregadas. A empresa, que opera a malha ferroviária entre Cascavel e Guarapuava, tem alcançado bons resultados logísticos e fechou os primeiros quatro meses deste ano com lucro de 1 milhão e 660 mil reais, recorde para o período. Assim como a ampliação da capacidade de escoamento da safra de grãos, o aumento no carregamento de contêineres que saem de Cascavel com destino ao Porto de Paranaguá é resultado de um acordo firmado pela Ferroeste com a Rumo Logística, que reduziu o tempo de trânsito dos trens pelo modal. O transporte de contêineres também inclui a empresa Brado Logística, responsável pela gestão dos contratos com as cooperativas produtoras. Para o presidente da Ferroeste, André Gonçalves, a maior agilidade nas operações da empresa diminui os custos da produção paranaense. // SONORA ANDRÉ GONÇALVES //
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também destacou o ganho de eficiência da Ferroeste desde o ano passado, dando maior apoio ao escoamento da produção. // SONORA SANDRO ALEX //
O diferencial é ainda maior com as cargas perecíveis, como as proteínas animais. Os contêineres precisam ficar refrigerados a uma temperatura aproximada de menos 20 graus. O transporte destas cargas, que antes podia chegar a 12 dias, agora pode acontecer em até 7 dias. A maior parte das cargas transportadas nos contêineres é de frango, produzidos pelas principais cooperativas agroindustriais do Oeste do Paraná e que seguem para o Porto de Paranaguá para exportação. A Cotriguaçu, que é cliente da Ferroeste, gerencia o escoamento ferroviário da produção das cooperativas C.Vale, Coopavel, Copacol e Lar. Cerca de 2.500 contêineres com proteína animal são enviados por mês para Paranaguá, seja por trens ou caminhões. (Repórter: Rodrigo Arend)
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também destacou o ganho de eficiência da Ferroeste desde o ano passado, dando maior apoio ao escoamento da produção. // SONORA SANDRO ALEX //
O diferencial é ainda maior com as cargas perecíveis, como as proteínas animais. Os contêineres precisam ficar refrigerados a uma temperatura aproximada de menos 20 graus. O transporte destas cargas, que antes podia chegar a 12 dias, agora pode acontecer em até 7 dias. A maior parte das cargas transportadas nos contêineres é de frango, produzidos pelas principais cooperativas agroindustriais do Oeste do Paraná e que seguem para o Porto de Paranaguá para exportação. A Cotriguaçu, que é cliente da Ferroeste, gerencia o escoamento ferroviário da produção das cooperativas C.Vale, Coopavel, Copacol e Lar. Cerca de 2.500 contêineres com proteína animal são enviados por mês para Paranaguá, seja por trens ou caminhões. (Repórter: Rodrigo Arend)