Ferroeste atinge faturamento de todo o ano passado em oito meses

23/08/2019
A Ferroeste, Estrada de Ferro Paraná Oeste, registrou o maior faturamento da história, com 20 milhões e 556 mil reais neste ano. O resultado é superior a todo o ano passado, que registrou 20 milhões e 523 mil reais. De janeiro a agosto do ano passado, a empresa faturou 14 milhões e 340 mil reais. Também houve um crescimento de 38% em relação ao volume transportado pela linha férrea, que tem 250 quilômetros de extensão, entre Cascavel e Guarapuava, fundamental para o escoamento da produção do Oeste do Paraná. Foram 725 mil toneladas neste ano, contra 526 mil do mesmo período do ano passado. A expectativa é chegar, no mês que vem, ao volume do que foi transportado em todo o ano passado. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os números indicam que a Ferroeste vai registrar lucro pela primeira vez na história.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O diretor-presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves, representa o Paraná nesta semana na Missão Estados Unidos e Canadá, organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso. Representantes do Ministério da Infraestrutura e da Federação das Indústrias do Paraná também fazem parte da comitiva. O objetivo é aumentar a troca de experiências e conhecimento de novas tecnologias e processos internacionais sobre ferrovias que possam ser aplicados na produção do Paraná. O Estado está entre os maiores produtores de soja do País, ao lado do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul. Os Estados Unidos ainda são os principais produtores globais da commodity e comercializam a maior parte da produção com transporte ferroviário. Para o diretor-presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves, o desempenho da empresa neste ano é resultado da gestão estratégica na operação logística.// SONORA ANDRÉ LUIZ GONÇALVES//A empresa deve alcançar em dezembro deste ano um faturamento de cerca de 30 milhões de reais. O diretor-presidente destacou, ainda, a importância da Ferroeste para que o volume de produção do agronegócio alcance o Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado.// SONORA ANDRÉ LUIZ GONÇALVES//Projetos ferroviários de curto, médio e longo prazos no Paraná foram apresentados para o grupo China Merchants, que é uma das gigantes do setor logístico e que comprou recentemente o Terminal de Contêineres de Paranaguá. De acordo com estudos do Governo, cerca de 10 milhões de toneladas circularam pelas ferrovias paranaenses com destino aos portos do Paraná no ano passado, contra 43 milhões de toneladas transportadas por caminhões, o que mostra o desequilíbrio no escoamento. Para dar conta da crescente demanda da sociedade, do agronegócio e da necessidade de estruturar o Paraná como centro logístico da América do Sul, os investimentos a médio prazo preveem um corredor intermodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Já o projeto a longo prazo prevê a ligação Dourados-Paranaguá, com a integração do trecho intermodal Foz do Iguaçu-Cascavel, que pode trazer potencial de exportação inédito ao Estado. Haverá as linhas Cascavel-Guarapuava-Irati-Lapa-Litoral, cobrindo uma região estratégica para o País e o continente. A nova ligação teria 1.000 quilômetros e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental deve ser contratado nos próximos meses. A ideia é que 50 milhões de toneladas de cargas, entre exportações e importações, sejam transportadas por este ramal, entre milho, soja e carnes, com retorno de fertilizantes e calcários por parte da China. (Repórter: Priscila Paganotto)