Ferramenta de gestão ajuda o educador acompanhar rendimento dos alunos
08/04/2021
Diretores e coordenadores de colégios da rede estadual do Paraná passaram a utilizar uma ferramenta de gestão, baseada em BI, Business Intelligence ou Inteligência Empresarial, para acompanhar a evolução do estudo do aluno, seu rendimento e frequência nas aulas.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o sistema permite a visualização de quantos meets, aulas ao vivo são realizados, quantos alunos estão participando, o volume de atividades que cada estudante fez a quantidade que ele acertou.
Dessa forma, é possível fazer diagnósticos do ensino virtual mais abrangentes, de Núcleos Regionais da Educação ou de cidades, por exemplo, até mais específicos, como de cada aluno ou turma de uma escola.
Renato Feder, secretário da Educação, afirmou que dessa forma se consegue ver todas as aulas que foram e que não foram dadas, professor a professor, sala a sala, escola a escola, ele ressaltou a importância do uso da tecnologia pela secretaria da Educação e o preparo dos professores na utilização das ferramentas disponíveis. //SONORA RENTAO FEDER //
O diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria da Educação, Gustavo Garbosa, afirmou que a ferramenta se destaca, principalmente, como recurso para identificar os problemas e encontrar estratégias para saná-los. //SONORA GUSTAVO GARBOSA//
No Colégio Cívico-Militar João Turin, em Curitiba, o BI está sendo utilizado para identificar estudantes que possam estar em situação de abandono escolar. Tânia Barcala, vice-diretora do colégio, afirmou que com essa informação, é entrado em contato com os pais desses alunos para entender quais são as dificuldades e indicar soluções. (Repórter: Flávio Rehme)
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o sistema permite a visualização de quantos meets, aulas ao vivo são realizados, quantos alunos estão participando, o volume de atividades que cada estudante fez a quantidade que ele acertou.
Dessa forma, é possível fazer diagnósticos do ensino virtual mais abrangentes, de Núcleos Regionais da Educação ou de cidades, por exemplo, até mais específicos, como de cada aluno ou turma de uma escola.
Renato Feder, secretário da Educação, afirmou que dessa forma se consegue ver todas as aulas que foram e que não foram dadas, professor a professor, sala a sala, escola a escola, ele ressaltou a importância do uso da tecnologia pela secretaria da Educação e o preparo dos professores na utilização das ferramentas disponíveis. //SONORA RENTAO FEDER //
O diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria da Educação, Gustavo Garbosa, afirmou que a ferramenta se destaca, principalmente, como recurso para identificar os problemas e encontrar estratégias para saná-los. //SONORA GUSTAVO GARBOSA//
No Colégio Cívico-Militar João Turin, em Curitiba, o BI está sendo utilizado para identificar estudantes que possam estar em situação de abandono escolar. Tânia Barcala, vice-diretora do colégio, afirmou que com essa informação, é entrado em contato com os pais desses alunos para entender quais são as dificuldades e indicar soluções. (Repórter: Flávio Rehme)