Famílias de Rio Azul, na Região Centro-Sul do Paraná, recebem as chaves da casa própria

17/10/2019
Quarenta e oito famílias de Rio Azul, na Região Centro-Sul do Paraná, receberam nesta quinta-feira as chaves da casa própria. Elas são as novas moradoras do Residencial Rio Azul VII, empreendimento construído em uma parceria do Governo do Paraná, com o Governo Federal e a prefeitura de Rio Azul. O residencial possui modelos de 38 a 50 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. As famílias contempladas vão pagar prestações a partir de 350 reais por mês durante 30 anos, valor abaixo da média do preço do aluguel no município. O empreendimento foi inaugurado com a presença do vice-governador, Darci Piana, que destacou a qualidade do empreendimento.// SONORA DARCI PIANA//A construção do conjunto habitacional recebeu 3 milhões e 500 mil reais de investimentos do FGTS, financiados pela Caixa Econômica Federal. O projeto também contou com a participação do governo estadual por meio da assessoria técnica da Cohapar e parcerias da Copel e da Sanepar para a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto. O presidente da Cohapar, Jorge Lange, disse que a gestão estadual está comprometida em ampliar os investimentos em habitação popular para todo o Paraná.// SONORA JORGE LANGE//Os terrenos em que as casas foram construídas foram doados pelo município, o que também contribuiu com a redução dos custos de financiamento imobiliário a serem pagos pelas famílias selecionadas. De acordo com o prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, a construção das 48 casas é bastante expressiva.// SONORA RODRIGO SOLDA//A técnica de enfermagem Ana Maria Perchebiliski não esconde a felicidade ao relatar o momento que está vivendo com a conquista da casa própria.// SONORA ANA MARIA PERCHEBILISKI//Além das unidades recém-inauguradas, existe a perspectiva de contratação de mais 55 casas do Governo Federal. O Governo do Estado também trabalha na viabilização das obras de 34 moradias do programa Habita Paraná, com financiamento feito diretamente pela Cohapar. Quem desejar participar dos próximos processos seletivos de futuras casas populares construídas na cidade deve se inscrever no site www.cohapar.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)