Exposição de arte africana é tema da programação artística do Museu Oscar Niemeyer em outubro

15/10/2021
Neste mês, os tradicionais programas artísticos do MON, o  Museu Oscar Niemeyer, em versão virtual, vão ter como tema a exposição “África: Expressões Artísticas de um Continente”, que pode ser vista na Sala 4.Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio em arte.
Terça-feira, dia 19, às duas horas da tarde, acontece a edição especial do Arte para Maiores em Casa, que está com inscrições abertas. Destinado ao público maior de 60 anos, o programa oferece um encontro online com Renato Araújo, curador da exposição “África” e consultor em arte africana da Coleção Ivani e Jorge Yunes, desde 2018.
Quarta-feira, dia 20, às quatro horas da tarde, o programa MON ao Vivo oferece a oficina online “As Formas da África”, inspirada nas obras da Coleção Africana do MON. A proposta é explorar as possibilidades de composições com as formas das obras, investigando questões como simetria e relações entre figura e fundo. Esta oficina é gratuita e destinada a qualquer pessoa interessada a partir de 7 anos; crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um adulto.
Já na quarta-feira da semana seguinte, dia 27, às sete horas da noite, o curador Renato Araújo é o convidado do MON na Escola. O programa é uma versão reformulada e virtual do tradicional MON para Educadores, que realiza encontros mensais e gratuitos especialmente dedicados a professores, do ensino público e privado, educadores, acadêmicos e outros profissionais da área de mediação cultural.
Toda a programação é gratuita e realizada pela plataforma Zoom, com vagas limitadas. Os programas MON ao Vivo e MON na Escola vão contar com intérprete de Libras. É preciso preencher o formulário de cada programa para participar.
O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.
No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída. São 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Outras informações e links para inscrições, basta acessar o site www.museuoscarniemeyer.org.br . (Repórter: Flávio Rehme)