Evento em Curitiba marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

28/11/2021
Servidores do Governo do Estado e diversas entidades da sociedade participaram de uma manifestação para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quinta-feira. O evento A Virada Feminina, aconteceu em frente ao Palácio das Araucárias, em Curitiba, e foi coordenado pelo Departamento da Mulher da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.
A Virada Feminina é um movimento integrado por grupo de profissionais e mulheres de diversas áreas e comprometidas com a igualdade de gênero, raça, cidadania e o empoderamento da mulher principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Em Curitiba, estão sendo realizados eventos na Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, com a participação do Ministério Público, Defensoria e outras instituições.
A Secretaria alerta que denúncias sobre atos de violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones 100, 180 ou 181. Em caso de flagrante ou que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento, deve ligar para o 190.
A Organização das Nações Unidas reconhece o dia 25 de novembro, desde 1999, como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. Elas eram conhecidas por "Las Mariposas" e lutavam por melhores condições de vida no país. (Repórter: Gustavo Vaz)