Evento discute atendimento a egressos, monitorados e pessoas em alternativas penais

16/08/2021
O Departamento Penitenciário do Paraná, Depen,  realizou o primeiro Encontro dos Coordenadores dos Complexos Sociais do Estado, responsáveis pelo atendimento de egressos, monitorados e pessoas em alternativas penais.
Com três dias de duração, o evento que ocorreu na sede do Depen, em Curitiba, teve como objetivo debater as políticas de atendimento e incentivar a troca de experiências entre os gestores.
Para o diretor-geral do Depen-PR, Francisco Caricati, o trabalho feito pelos complexos sociais é fundamental para que a ressocialização do preso aconteça de forma efetiva.
O coordenador estadual dos Complexos Sociais, Everton Rodrigo dos Santos, destacou que ao longo dos três dias foram debatidas metas e objetivos nas políticas de egressos, monitorados e pessoas em alternativas penais, visando à diminuição dos índices de reincidência e do encarceramento no Estado.
Os participantes visitaram a estrutura do Complexo Social de Curitiba e o Projeto Banco de Alimentos, desenvolvido em parceria com a Ceasa.
Os coordenadores se reuniram também com a Assessoria de Tecnologia da Informação do Depen para tratar dos lançamentos de dados e atendimentos dos assistidos no Sistema de Gestão da Execução Penal . Além disso, houve uma reunião com o Conselho Nacional de Justiça para tratar das políticas de atendimento. Por fim, o Depen ainda disponibilizou 12 aparelhos celulares institucionais, um para cada Complexo, com o objetivo de oferecer mais um canal de atendimento aos assistidos, principalmente neste momento de pandemia.
Ao todo, o Paraná conta com 12 Complexos Sociais, localizados em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Campo Mourão, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Toledo. (Repórter: Flávio Rehme)