Estudo da Apex-Brasil indica que Paraná é destaque na atração de investimentos estrangeiros

21/08/2019
Um estudo da Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, para apresentar oportunidades de negócios no País, aponta o Paraná como líder na atração de investimentos estrangeiros diretos da Região Sul, com 43% da receita direcionada aos três Estados. O setor de manufatura teve a maior participação nos investimentos, com 2 bilhões e 400 milhões de dólares, representando 61% do total do investido desde 2013. A Apex demonstra que a economia paranaense está entre as maiores do Brasil e o Estado mantém uma política eficiente de atração de investimentos. A agência também ressalta outras vantagens competitivas do Paraná, como a posição geográfica privilegiada, com fácil conexão com o mercado consumidor do Mercosul e proximidade com o maior centro industrial e tecnológico do Brasil, que é São Paulo, além da boa estrutura de portos e aeroportos. O estudo cita, ainda, que o Estado tem uma grande porta de entrada de investimentos que é o site www.investparana.org.br. Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o estudo da Apex-Brasil reforça o potencial do Paraná para a atração de investimentos privados, que neste ano já atraiu 12 bilhões e 500 milhões de reais em novos empreendimentos produtivos e a meta é alcançar 20 bilhões de reais. Segundo o governador, o Estado tem potencial inexplorado em várias áreas, do turismo ao setor de transformação do agronegócio, com um novo ambiente político, mais segurança para os investidores, além das reduções na máquina pública e o ingresso do compliance em todas as áreas do Governo.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador afirmou, ainda, que para isso, além do portal criado pela Agência Paraná de Desenvolvimento para facilitar a atração de investidores nacionais e internacionais, foram feitas missões comerciais para conversar com empresários e fundos de investimento na China e Estados Unidos, e também rodadas de negócios do Paraná Day em Curitiba, Brasília e Nova York. No setor de infraestrutura, o Paraná tem ações como a licitação de rodovias, que vai envolver 4.100 quilômetros de estradas estaduais e federais, concedidos para a iniciativa privada até 2021. O Paraná também vai ter quatro aeroportos no pacote federal de concessões e está reforçando a malha aeroviária estadual com o projeto Voe Paraná, que vai conectar 11 cidades do Interior com a capital em voos regulares. O Estado também foi o primeiro a receber autonomia para a gestão de áreas do Porto de Paranaguá. Além disso, Ratinho Junior destacou que o mercado de trabalho paranaense está entre os que mais geraram vagas no Brasil, com 40 mil novos empregos.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//No primeiro semestre deste ano, foram criadas 105 mil novas empresas, 10% mais do que no mesmo período do ano passado. Segundo a Apex-Brasil, o Paraná abriga o segundo maior porto do Brasil em circulação de mercadorias, já conta com 40 aeroportos e malha aérea estratégica, 13.750 quilômetros de rodovias pavimentadas e 2.400 quilômetros de ferrovias. Ele também foi o primeiro Estado brasileiro a atingir 100% de cobertura com fibra ótica, fundamental para atração de empresas com vocação tecnológica. Segundo a agência, a indústria é a principal atividade econômica produtiva do Paraná, com destaque para a pujança do agronegócio e do cooperativismo. O estudo da Apex-Brasil também indica que o Paraná é o quinto principal Estado exportador do País, com a marca de 20 bilhões de dólares no ano passado. A China é o país que mais recebe os produtos do Paraná e os principais subsetores exportados pelo Estado são soja e equipamentos de transporte e componentes. (Repórter: Priscila Paganotto)