Estudantes desenvolvem criatividade em projeto da Secretaria da Educação do Paraná

10/05/2019
Estudantes e professores que passaram pelos laboratórios do Seed Lab, projeto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte voltado à tecnologia, nesta sexta-feira, tiveram a oportunidade de aprender sobre programação e robótica. É que o espaço, em Curitiba, sediou a edição de 2019 do Scratch Day, que tem como objetivo desmistificar a programação e estimular a aprendizagem criativa. O Scratch é um software gratuito de programação em blocos, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A ideia é que qualquer pessoa consiga programar com o software, já que a programação por blocos é bastante intuitiva. As mais de 300 pessoas que compareceram ao evento do Seed Lab tiveram a oportunidade de criar jogos, animações e histórias interativas utilizando o Scratch. Estudante do 1° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Colombo, Mariah Barbosa dos Santos, 15 anos, afirmou que adorou a experiência, e que nunca tinha participado de nada parecido.//SONORA MARIAH BARBOSA DOS SANTOS// Para o professor de Geografia do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, Deroni Sampaio, o evento abriu os olhos do docente para as infinitas possibilidades de aplicação de atividades do gênero em sala.//SONORA PROF DERONI//Houve também oficinas de robótica, onde os robôs foram desenvolvidos de forma lúdica por meio de softwares intuitivos. As oficinas foram ministradas por técnicos pedagógicos da Seed Lab. O Scratch Day ainda contou com uma sala “desplugada”, voltada a atividades como jogos de estratégia, desafios e problemas de geometria. Nos intervalos entre as atividades voltadas à programação, os estudantes podiam se divertir na oficina de bijuterias ou de desenho. Para os mais desinibidos, havia um jogo de dança com tecnologia de detector de movimentos. No campo da igualdade de gênero, o Scratch Day é bastante válido porque, além de demonstrar que programação não é um “bicho de sete cabeças”, ajuda a desfazer o pré-conceito de que campos ligados à tecnologia são predominantemente masculinas. A técnica pedagógica do Departamento da Diversidade e Direitos Humanos da Secretaria da Educação, Isabel Daldin, disse que ficou muito feliz ao ver muitas meninas com a mão na massa no evento.//SONORA ISABEL DALDIN//Apesar de a maior parte do público ter sido formada por estudantes, o Scratch Day também era voltado a professores, que agora vão poder compartilhar o que vivenciaram no evento. (Repórter : Marcelo Galliano)