Estudantes de Medicina vão atuar na Ouvidoria do SUS do Paraná
24/03/2020
A Ouvidoria Geral de Saúde do Paraná recebeu os estudantes que vão atuar na recém-criada Central de Atendimento Avançado para Enfrentamento do Coronavírus, a Covid-19. A Central atende a uma necessidade de separar os atendimentos que são exclusivos da doença. Após a divulgação dos primeiros casos confirmados de pacientes infectados, a Ouvidoria começou o atendimento à população para orientação e esclarecimento de dúvidas. Entre os dias 13 e 23 deste mês foram feitos mais de 7 mil atendimentos. Grande parte é referente à Covid-19. Quando as dúvidas aumentaram, a Ouvidoria ampliou o horário de atendimento não presencial para 24 horas por dia todos os dias da semana. Antes, o trabalho para o atendimento ao público era de segunda à sexta-feira entre oito horas da manhã e seis da tarde. Os estudantes de diversas instituições foram selecionados a partir de Chamamento Emergencial para Enfrentamento do Coronavírus. A seleção foi feita em parceria com a Escola de Saúde Pública e Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha. Estão cadastrados 595 estudantes e, quando necessário, mais alunos que se cadastraram serão chamados. O ouvidor-geral do SUS no Paraná, Yohhan Souza, disse que há dez dias a Ouvidoria trabalha 24 horas sem parar e que desde então são registradas entre 650 e 700 manifestações por dia. // SONORA YOHHAN SOUZA//
Os 30 alunos começam a atuar na Central de Atendimento Avançado em regime de escala a cada 6 horas. A rotina da Ouvidora está mantida para a manifestação de assunto sobre a Covid-19, como elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia, e também de todos os assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde no Paraná. A Ouvidoria Geral da Saúde do Estado foi criada em 2012 e registra cerca de 120 mil manifestações nos oito anos de funcionamento. Os contatos da Ouvidoria Geral do SUS no Paraná são 0800 644 4414, ou WhatsApp 41 3330 4414, ou celular 41 99117 3500. Mais informações sobre a Covid-19 estão no site www.coronavirus.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)
Os 30 alunos começam a atuar na Central de Atendimento Avançado em regime de escala a cada 6 horas. A rotina da Ouvidora está mantida para a manifestação de assunto sobre a Covid-19, como elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia, e também de todos os assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde no Paraná. A Ouvidoria Geral da Saúde do Estado foi criada em 2012 e registra cerca de 120 mil manifestações nos oito anos de funcionamento. Os contatos da Ouvidoria Geral do SUS no Paraná são 0800 644 4414, ou WhatsApp 41 3330 4414, ou celular 41 99117 3500. Mais informações sobre a Covid-19 estão no site www.coronavirus.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)