Estudantes da Rede Estadual se destacam na 29ª edição do Programa Agrinho
04/11/2024
Com seis categorias exclusivas para a rede de ensino estadual, a 29ª edição do Programa Agrinho premiou, na manhã desta segunda-feira, os trabalhos de destaque desenvolvidos por estudantes vindos de todo o Paraná para a competição. No total, 2 mil 578 projetos foram premiados. Destes, mais da metade foi realizado por alunos da rede que, neste ano, registraram participação recorde no concurso, com mais de 500 mil inscritos das 2 mil e 91 escolas estaduais de todo o estado. A cerimônia de premiação aconteceu no ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e reuniu cerca de 4 mil pessoas. O tema escolhido para pautar os trabalhos neste ano foi “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. No total, foram 15 categorias, abrangendo alunos de diversas faixas etárias das redes pública, privada e das Apaes. Além das categorias tradicionais, o evento contou com categorias exclusivas para a rede estadual, premiando trabalhos vencedores das modalidades Redação Paraná, Robótica, Programação, Colégios Agrícolas e AgroRobótica. Entre centenas de projetos, os alunos da rede de ensino do estado se destacaram a partir do desenvolvimento de soluções inteligentes para várias áreas do setor agropecuário. Entre elas, o trabalho dos estudantes Daniel Silva Cordeiro; Fernanda Wollinger; Liandra Ramos e Kevin Pilecco esteve entre os premiados. Matriculados no Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pedro Stelmachuk, de União da Vitória, na Região Sul, essa foi a primeira vez que a equipe participou do concurso. Vencedores na categoria Robótica para o Ensino Fundamental, eles desenvolveram uma estufa inteligente, com sistema de resfriamento automático. O projeto levou cerca de dois meses para ser desenvolvido e foi idealizado com o objetivo de otimizar o cultivo de hortaliças. A professora Isane Maria Marques, que orientou o trabalho da equipe, explica que a estufa foi construída com os materiais disponibilizados nos kits de robótica da rede estadual e também com materiais recicláveis, como plásticos e palitos de sorvete. // SONORA ISANE MARIA MARQUES //
No total, foram distribuídos 2 mil 578 prêmios entre aparelhos celulares, tablets, chromebooks e três carros zero quilômetro. (Repórter: Gabriel Ramos)
No total, foram distribuídos 2 mil 578 prêmios entre aparelhos celulares, tablets, chromebooks e três carros zero quilômetro. (Repórter: Gabriel Ramos)