Estudante escolherá áreas do conhecimento de interesse no Novo Ensino Médio

16/07/2021
No Novo Ensino Médio, que começa a ser implementado em 2022, dois conjuntos de aprendizagens vão compor o currículo dessa etapa de ensino: a Formação Geral Básica, que é a mesma para todos os estudantes, e os itinerários formativos, que se aprofundam em áreas específicas do conhecimento, de escolha de cada aluno. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio paranaense. Para saber mais, basta acompanhar o site, o Facebook ou o Instagram da Secretaria. Da carga horária mínima de três mil horas que compõem o Novo Ensino Médio, 1.800 são destinadas à Formação Geral Básica, enquanto 1.200 são para os itinerários formativos. Na prática, o itinerário pode ser entendido como um conjunto de trilhas de aprendizagem, organizadas a partir de uma ou mais áreas do conhecimento. São elas: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Existe, ainda, a possibilidade de escolher um itinerário de formação técnica,com cursos que estão no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, ou profissionalizante, como a formação de docentes. Cada escola estadual ofertará itinerários de acordo com as necessidades locais. Há quase 150 municípios paranaenses que possuem somente uma escola da rede estadual com Ensino Médio. Por isso, outra possibilidade é o Itinerário Formativo Integrado. Os estudantes podem escolher o itinerário conforme a oferta da escola. As instituições podem ofertar outros componentes além daqueles presentes nos itinerários, como Educação Financeira, que já é ofertada hoje na rede estadual, e o Projeto de Vida. (Repórter: Gustavo Vaz)