Estados do Sul discutem melhorias na malha ferroviária e apresentarão demandas à União

04/04/2024
O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o secretário da Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, para discutir formas de melhorar o transporte ferroviário para a logística dos estados. Elas passam pela Nova Ferroeste e a renovação da Malha Sul. O grupo, que compõe o Cosud, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste, discutiu a atual situação da Malha Sul, que corta os três estados do Sul e parte de São Paulo. Eles decidiram elaborar um termo de referência para a contratação de um estudo de demanda que indicará as cargas e volumes que poderiam ser transportados pela atual malha ferroviária para requerer melhorias na prestação do serviço. Também vão apresentar uma proposta para o processo da nova concessão ao Ministério dos Transportes. O atual contrato da iniciativa privada com o governo federal se encerra em fevereiro de 2027, e uma consultoria técnica vai apontar as melhores soluções para o futuro. Os três estados do Sul são grandes produtores de grãos, principalmente soja, e lideram a produção de suínos e frangos no País. Boa parte do volume do campo e da indústria é exportada por trilhos. Quando comparado com o transporte rodoviário, o frete ferroviário costuma ser, em média, 30% mais barato, como destacou o vice-governador. // SONORA DARCI PIANA //

Gabriel Souza destacou a necessidade urgente de novos investimentos nesse modal. // SONORA GABRIEL SOUZA //

A linha férrea que conecta o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é uma concessão federal operada pela iniciativa privada. Entre os temas em debate está o fim do atual contrato de 30 anos, que passará por uma nova licitação ou renovação com a atual operadora. Beto Martins explica que dados disponíveis no Anuário Ferroviário da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres indicam trechos com tráfego interrompido, sem atividade por razões diversas. Entre 2006 e 2023 o transporte de carga em toda a Malha Sul sofreu uma redução em 26%. // SONORA BETO MARTINS //

Tornar o modal ferroviário mais eficiente é uma meta comum aos governos dos três estados, que investem em outro projeto de ampliação da malha. (Repórter: Nathália Gonçalves)