Estado repassa R$ 8,5 milhões aos municípios para crianças que perderam familiares de Covid-19

15/10/2021
O Governo do Estado, por meio da Sejuf, Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, vai repassar 8 milhões e 500 mil reais aos municípios para dar apoio aos responsáveis por crianças e adolescentes que perderam pai, mãe ou a fonte de sustento da família durante a pandemia.

No total, 95% dos municípios paranaenses aderiram ao programa. Aqueles que optaram por não receber os recursos informaram que têm a situação sob controle por já possuírem programas próprios ou não registrarem grande número de óbitos pela doença.

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, comentou que esse auxílio é essencial para a manutenção das famílias afetadas pela Covid-19.// SONORA NEY LEPREVOST.//

A aplicação deve ser destinada ao pagamento de bolsa-auxílio voltada à viabilização de guarda subsidiada à família extensa; benefício eventual; ações de adequação para as instituições de acolhimento; e programas de saúde mental para elaboração do luto.

O programa dividiu os municípios em cinco categorias, de acordo com a população, para a divisão dos recursos. Os de pequeno porte, com até 20 mil habitantes, vão receber 10 mil reais; os de pequeno porte II, com até 50 mil habitantes, vão receber 20 mil reais; de médio porte, entre 50 e 100 mil moradores, 40 mil reais; os de grande porte, com mais de 100 mil pessoas, vão ter repasse de 150 mil reais; e para aqueles que se enquadram na categoria metrópole, como Curitiba, o valor é de 1 milhão e 200 mil reais. (Repórter: Felippe Salles)