Estado reforça canais para denúncias de violência contra crianças e adolescentes

17/05/2024
O Governo do Paraná tem canais disponíveis para denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O Estado conta com o disque 181, em que é possível fazer a denúncia de forma anônima. Esse registro é feito direto na Secretaria de Segurança Pública, que faz os encaminhamentos necessários para a averiguação das situações. Outra opção é acessar o site www.181.pr.gov.br, escolher a área de denúncia e seguir os demais passos. No site o cidadão pode também de acompanhar o andamento das situações já registradas.
 Também é possível denunciar uma situação de emergência através do 190, telefone da Polícia Militar, em casos de flagrante. Outro caminho é o Disque 100, do governo federal, que pode ser acionado por meio de ligação gratuita, WhatsApp - (61) 99611-0100, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, videochamada em Língua Brasileira de Sinais, Libras, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e Telegram. A coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Juliana Sabbag, explica sobre a importância da denúncia. // SONORA JULIANA SABBAG //

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por Lei Federal, em memória ao caso da menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória. Em 2024, completam-se 51 anos desse episódio. (Repórter: Victor Luís)