Estado reforça ações contra arboviroses com capacitação em 25 municípios no Centro-Oeste

24/10/2023
Por meio de capacitações e orientações dos profissionais da área, a Secretaria Estadual da Saúde promove ações junto aos municípios no enfrentamento às arboviroses no Paraná. A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão iniciou uma nova capacitação dos Agentes de Combate às Endemias dos 25 municípios de abrangência da região Centro-Oeste. O principal foco do trabalho, que iniciou na segunda e segue até quarta, é o combate às doenças causadas pelos vírus que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya. Esta é a terceira turma participante do curso, organizado desde o começo de outubro. São três dias de treinamento discutindo as ações, em especial as atividades de campo, envolvendo um trabalho conjunto entre o Estado e os municípios. De acordo com o último boletim da dengue, divulgado terça-feira passada, há mil 762 casos de dengue confirmados, 14 mil 914 notificações no Estado, sem nenhum óbito, neste período epidemiológico 2023/2024, que teve início em 30 de julho. As regionais com mais casos confirmados até ao momento são Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí e Foz do Iguaçu. O mesmo mosquito também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika, somente 19 notificações. O boletim confirmou ainda 12 casos de chikungunya e o registro de 186 notificações. (Repórter: Nathália Gonçalves)