Estado publica edital para empresas interessadas no programa Talento Tech

17/05/2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, publicou nesta semana o edital de chamamento público de empresas que desejem participar do Talento Tech-PR. Esse é um projeto educacional que vai promover um curso de formação em conteúdos de Tecnologia da Informação e Comunicação, para alunos do Ensino Médio e Ensino Superior, dos 50 municípios com menores IPDM em 2021, que é o índice do Ipardes de Desenvolvimento Municipal. Além de capacitar os alunos, o projeto visa ampliar a empregabilidade desse grupo, por meio de parcerias com empresas selecionadas e, também, incentivar o empreendedorismo, o que deve repercutir em aspectos sociais e econômicos de médio e longo prazo, impactando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável. O projeto é coordenado em conjunto pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital, do Planejamento, da Educação, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária e UEPG. A iniciativa tem investimento de 62 milhões de reais  e vai qualificar 3.000 alunos com cursos gratuitos e bolsas remuneradas. No total, são 1.500 para alunos e egressos do Ensino Médio e outras 1.500 bolsas para quem está no Ensino Superior que estudam nas universidades estaduais do Paraná. São formados 60 alunos por município ao final dos três anos do projeto. Os cursos têm duração de 10 meses. As bolsas vão ter valor de R$ 1.350 para alunos e egressos do Ensino Médio e R$ 1.500 para quem esteja cursando o Ensino Superior. Além disso, cada aluno recebe um notebook para o curso. As aulas são híbridas, com parte do curso em EAD e aulas presenciais quinzenais. Cada curso tem a duração de 800 horas, divididas em três módulos, sendo dois iniciais de 360 horas e um final de 80, dedicado para o projeto integrador com empresas parceiras. (Repórter: Gustavo Vaz)