Estado promove encontros sobre patrimônio cultural em Paranavaí e Umuarama

19/04/2024
Secretários, dirigentes e gestores públicos municipais de Cultura do Núcleo Regional de Cultura da Macrorregião Noroeste vão participar em maio de um encontro nos municípios de Paranavaí, no dia 23, e Umuarama, no dia 24, com a temática da Memória e do Patrimônio Cultural do Paraná. Os dois dias de evento acontecem por conta dos 114 municípios que a macrorregião possui. No total, são aguardadas 120 pessoas. Vinicio Costa Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural, da Secretaria estadual da Cultura, explica que o objetivo é mostrar a legislação estadual dos museus e do patrimônio histórico, a Cartilha de Orientação do Patrimônio e orientar sobre os procedimentos para criação de museus municipais. Serão feitas apresentações sobre políticas públicas que visam salvaguardar os conjuntos históricos, planejamento dessas políticas, projetos para preservação da memória do Estado e as diretrizes que são desenvolvidas de forma coletiva com os agentes culturais e a sociedade civil. (Repórter: Gustavo Vaz)