Estado libera R$ 12 milhões para ampliação do Cisa e do Hospital Cemil, em Umuarama

04/04/2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, anunciou nesta quinta-feira um pacote de investimentos no valor de 12 milhões de reais para obras da saúde em Umuarama, no Noroeste. O montante é referente às liberações para a ampliação e reforma do Hospital Cemil, no valor de sete milhões e 600 mil reais, e a ampliação da unidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde, no valor de quatro milhões e 400 mil. Para o Hospital Cemil, o repasse garante uma reforma estrutural com readequação das áreas de enfermaria, melhoria do ambiente atual e ampliação do espaço dos quartos para distribuição de leitos. Além disso, o Pronto Socorro da unidade, que é gerida pela Associação São Francisco do Assis, também passa por um processo de ampliação de 579 metros quadrados, o que vai facilitar o fluxo de pacientes e acolhimento das ambulâncias, possibilitando, ainda, a inclusão de novos consultórios e sala para endoscopia. Em relação ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, as obras preveem a construção de uma nova edificação com dois pavimentos, possibilitando a incorporação de 37 consultórios, além de áreas de convívio para pacientes e salas privativas para funcionários. O novo espaço vai contar com 3.539 metros quadrados. Isso vai fortalecer o atendimento a toda a região. O consórcio é composto pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê. (Repórter: Gustavo Vaz)