Estado lança nova pesquisa de sondagem empresarial para fortalecer turismo no Paraná
08/10/2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná, em parceria com o Sebrae-PR e a Fecomércio-PR, lançou nesta terça-feira a nova pesquisa de sondagem empresarial. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as empresas que atuam no turismo paranaense, visando o fortalecimento do setor. O trabalho vai mapear as atividades turísticas desenvolvidas pela iniciativa privada, identificar demandas e contribuir com informações estratégicas para a formulação de políticas públicas que impulsionem a atividade no Estado. A pesquisa de sondagem empresarial anterior foi feita em 2023. Com esta nova edição, o governo estadual e parceiros buscam reforçar a importância da participação das empresas no turismo do Estado, para que o setor se torne mais preparado para as demandas recentes do mercado, colocando o Paraná como destino de excelência em todos os aspectos, sobretudo na prestação de serviços. Após a coleta e compilação das respostas, os dados devem ser disponibilizados no SiTU, Sistema de Inteligência Turística, ferramenta lançada no ano passado pela Secretaria do Turismo, onde estão reunidas pesquisas, dados, levantamentos e os principais indicadores do setor, de forma aberta e interativa. O link da plataforma está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gob.br. O coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Silvestrin Zani, relata que a participação das empresas eleva o nível da prestação de serviços do Estado. // SONORA LUCAS ZANI //
Em 2023, a pesquisa de sondagem empresarial validou mil e 32 respostas, revelando importantes percepções sobre o setor. Constatou-se que 44,6% das empresas participantes eram microempresas, enquanto 34,8% eram Microempreendedores Individuais. Além disso, 58,2% dos respondentes demonstraram intenção de expandir seus negócios nos seis meses subsequentes, entre novembro de 2023 e abril de 2024. (Repórter: Gabriel Ramos)
Em 2023, a pesquisa de sondagem empresarial validou mil e 32 respostas, revelando importantes percepções sobre o setor. Constatou-se que 44,6% das empresas participantes eram microempresas, enquanto 34,8% eram Microempreendedores Individuais. Além disso, 58,2% dos respondentes demonstraram intenção de expandir seus negócios nos seis meses subsequentes, entre novembro de 2023 e abril de 2024. (Repórter: Gabriel Ramos)