Estado investe R$ 26,3 milhões para apoiar municípios com coleta de resíduos no Litoral

15/01/2024
O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, repassou 26 milhões e 300 mil reais para as prefeituras dos municípios do Litoral intensificarem a coleta de resíduos sólidos durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023-2024. A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas. Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos; desassoreamento e limpeza dos canais; além de atividades relacionadas à educação ambiental. O recurso permitiu também aos municípios instalarem biodigestores para evitar a possível contaminação gerada pelos banheiros químicos. O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, ressalta que a preocupação do Estado é tornar o Verão Maior Paraná cada vez mais sustentável. // SONORA EVERTON SOUZA //

Em Matinhos, por exemplo, o investimento por parte do Estado fez com que o número de coletores de lixo passasse de 30 para 70 profissionais. De acordo com a prefeitura de Matinhos, o lixo recolhido passa de 55 toneladas/dia na baixa temporada para 140 toneladas/dia na alta estação, entre os meses de dezembro e março, estrutura mais robusta que se vê também nos outros seis municípios do Litoral. Em Guaratuba, a quantidade de lixo gerado mais do que dobra nesta época do ano, pulando de 33 toneladas/dia para 74 toneladas/dia, com picos de até 180 toneladas/dia nos momentos de maior movimento de pessoas. Já em Pontal do Paraná, o incremento orçamentário garantiu à operação de 12 caminhões compactadores; quatro caminhões de coleta seletiva; e duas caçambas e duas pás carregadeiras para a limpeza das praias. Os coletores de lixo saltaram de 12 para 48, além de 45 profissionais que foram destacados para a limpeza da faixa de areia. Na cidade, o lixo recolhido costuma passar de 40 toneladas/dia para 125 toneladas/dia no verão. Já o contrato de gestão entre a prefeitura de Paranaguá e o Instituto Água e Terra permitiu a contratação de 40 funcionários para vários serviços. Somente na Ilha o lixo coletado alcança, em média, 10 toneladas/dia na alta temporada, um número quatro vezes maior ao registrado em outros períodos do ano. A agenda completa do Verão Maior Paraná pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br. (Repórter: Nathália Gonçalves)