Estado investe R$ 1 bilhão em rodovias do Sul, Centro-Sul, Grande Curitiba e Litoral

29/04/2024
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, administra cerca de mil quilômetros de rodovias estaduais nas regiões Sul, Centro-Sul, Vale do Ribeira, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. Os trabalhos incluem execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio. A responsabilidade é da Superintendência Regional Leste, tema desta reportagem, que é a quinta de uma série sobre as atividades das cinco superintendências regionais do DER/PR. No total, o departamento administra cerca de 12 mil km no Estado. A Superintendência Regional Leste tem sede em Curitiba, e conta com dois escritórios regionais: Xisto, em São Mateus do Sul; e Médio Iguaçu, em União da Vitória. Ao todo, a regional é responsável por administrar um orçamento de cerca de um bilhão de reais. As obras em andamento incluem a construção da Ponte de Guaratuba, que vai substituir a travessia por ferry boat na Baía de Guaratuba, no Litoral, e melhorar a integração do município à malha viária paranaense. Também está em andamento a duplicação da Rodovia dos Minérios entre Curitiba e Almirante Tamandaré, com previsão para ser concluída até setembro, e começando em breve a duplicação da mesma rodovia dentro do perímetro urbano de Almirante Tamandaré. Devem ser finalizados nos próximos meses o novo viaduto na BR-376 em São José dos Pinhais, conhecido como Viaduto do Bradesco, e a duplicação da PR-412 no perímetro urbano em Matinhos, onde a rodovia é chamada de Avenida Juscelino Kubitschek. E foi contratada recentemente, agora em fase de elaboração de projetos, a pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, com quase 12 quilômetros de novo pavimento, devendo ser implantado a partir do segundo semestre, rumo a Cerro Azul. Cerca de um terço do orçamento da superintendência diz respeito à conservação e manutenção do pavimento, de vias rurais não pavimentadas e da faixa de domínio da malha estadual. A superintendência conta também com um lote do Proseg Paraná, Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais, dedicado exclusivamente para melhorar a segurança e reduzir os acidentes na malha estadual. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)