Estado incentiva o esporte para formar bons cidadãos, diz governador Ratinho Junior

21/06/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu nesta quinta-feira a oitava edição dos Parajaps – Jogos Paradesportivos do Paraná. Realizada em Londrina, no norte do estado, a competição reúne 1.132 atletas de 50 cidades paranaenses. Ratinho Junior enfatizou o potencial do esporte para transformar a vida das pessoas. // SONORA RATINHO JUNIOR // Um dos avanços na edição deste ano é que todos os atletas estão hospedados em hotéis, com conforto e segurança, atendendo a uma preocupação dos envolvidos na realização dos jogos. O governador destacou a presença das delegações de todas as regiões do Paraná, lembrando ainda do lançamento do Japs Combate, destinado exclusivamente para as artes marciais. // SONORA RATINHO JUNIOR // Ainda no segundo semestre deste ano, o Estado dará início aos Jogos da Natureza e Aventura, iniciativa esportiva e também relacionada ao desenvolvimento sustentável e turismo. O Parajaps conta com a participação de quase duas mil pessoas, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes, sendo uma competição de alto rendimento, com a presença de paratletas medalhistas em Sul-Americanos, Pan-Americanos e Paralimpíadas. Ivaldo Brandão, vice-presidente do Comitê Paralimpico Brasileiro, elogiou o evento. // SONORA IVALDO BRANDAO // A maior delegação do Parajaps em Londrina é a de Cascavel, com 237 integrantes, seguida por Curitiba e Maringá. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012. O diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, enfatizou que o esporte paralímpico é prioridade do Governo do Estado. // SONORA HELIO WIRBISKI // Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Fernando Madureira, a cidade vive um momento especial com a atenção que recebe do Estado. // FERNANDO MADUREIRA // Com a disputa de 17 modalidades, as três primeiras edições dos Parajaps foram realizadas em Londrina. Na sequência Curitiba sediou o evento por dois anos consecutivos e em 2017, Maringá foi a sede paranaense. (Repórter: Vinícius Scorsin)