Estado finaliza edital de licitação para construção do corredor metropolitano de Curitiba

04/10/2024
A Região Metropolitana de Curitiba vai ganhar um novo corredor rodoviário que vai conectar a BR-116, na região Sul da Capital próximo à Fazenda Rio Grande, com a BR-476, em Araucária, que também dá acesso ao Interior do Estado por meio da BR-277. O edital da licitação que vai definir a empresa responsável pela execução da obra foi autorizado nesta sexta-feira e prevê um investimento de até 394 milhões de reais, com prazo estimado em 30 meses para conclusão após a assinatura da ordem de serviço. Ele será publicado em Diário Oficial na segunda-feira. Com projeto coordenado pela Amep, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, o novo Corredor Metropolitano terá aproximadamente nove quilômetros de extensão em pista duplicada. A pavimentação será feita em concreto utilizando a técnica whitetopping, que garante mais durabilidade, resistência a cargas pesadas e menor necessidade de manutenção. Estudos feitos pela Amep estimam que a obra reduz em cerca de 30% o fluxo de veículos que atualmente transitam entre a região Sul e o Interior por meio do Contorno Sul de Curitiba, que também recebe uma série de melhorias por estar incluído no Lote 1 do novo pacote de concessões rodoviárias do Estado. O projeto executivo do novo eixo metropolitano foi concluído em agosto por uma empresa especializada contratada pela Amep com custo de cerca de um milhão e 300 mil reais, que prevê todos os detalhes técnicos necessários para a execução da obra. Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, essa obra é uma das maiores intervenções dos últimos 30 anos na Região Metropolitana de Curitiba e promete otimizar o transporte entre a capital e o Interior do Estado. // SONORA GILSON SANTOS //

Além da redução do tráfego diário de veículos, os motoristas que passam diariamente pelo Contorno Sul de Curitiba também vão testemunhar outras melhorias estruturais na rodovia ao longo dos próximos anos por conta do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. O contrato prevê que a concessionária implante quatro pistas adicionais em 14 quilômetros, totalizando quatro faixas de rolamento em cada sentido. As vias marginais existentes também serão alargadas, enquanto novas marginais serão construídas na região próxima ao trevo do Tatuquara. Também serão construídas quatro novas trincheiras, seis novas passarelas e 13 quilômetros de ciclovias em ambos os sentidos, entre os trevos de acesso para Campo Largo e para Araucária. Já o novo eixo metropolitano que cria a ligação alternativa entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Araucária com o Interior do Estado é a primeira etapa de um projeto maior que deve ser ampliado nos próximos anos. Segundo o presidente da Amep, o planejamento prevê que o trecho que conecta esse corredor com a BR-116 seja estendido a partir de uma nova ligação rodoviária até a BR-376, principal conexão entre o Paraná e Santa Catarina. // SONORA GILSON SANTOS //

Confira o vídeo do projeto no site da Amep, o www.amep.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos )