Estado e municípios debatem gestão de resíduos sólidos

14/03/2019
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo realizou, nesta quinta-feira, a décima primeira Reunião Ordinária do R-20, e primeira do ano de 2019, para debater a gestão de resíduos sólidos no Paraná. Um dos principais objetivos do encontro foi receber as demandas dos municípios, dificuldades e avanços, que vão ser subsídios para o planejamento da gestão do lixo. Além de representantes municipais, participaram profissionais da área de resíduos e técnicos dos municípios que fazem parte do Grupo R-20. O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância da participação das equipes municipais no R-20.// SONORA MÁRCIO NUNES.// No evento, ele apresentou aos municípios a nova estrutura da pasta, assim como das autarquias vinculadas, a fim de esclarecer as mudanças e o plano de gestão. Na abertura do encontro, o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos do novo Instituto Água e Terra, Laerty Dudas, tomou posse como presidente do Grupo R-20. Ele disse que a responsabilidade do resíduo também cabe ao distribuidor, ao importador e ao fabricante de embalagens.// SONORA LAERTY DUDAS.// O Paraná foi mapeado em 20 regionais, buscando principalmente a descentralização de informações, o que favorece o desenvolvimento das ações que envolvem a aplicação correta da logística reversa, ou seja, fazer com que todo tipo de material reciclável volte para a cadeia produtiva, desde o fabricante até o consumidor final. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná é um modelo de gestão único no Brasil. É um instrumento para auxiliar no processo de planejamento da gestão dos resíduos sólidos em cada município, buscando proteger a saúde pública e preservar a qualidade ambiental. (Repórter: Juliano Gondim)