Estado e Prefeitura de Sengés firmam cooperação para projeto de pavimentação na PR-151

21/02/2024
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, firmou um termo de cooperação técnica com o município de Sengés, nos Campos Gerais, para elaboração e doação do projeto executivo de engenharia da pavimentação da PR-151 entre Sengés e São José da Boa Vista, em uma extensão de 21 quilômetros. A cooperação prevê que a prefeitura vai elaborar todos os projetos de acordo com as normativas do DER, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de outros regulamentos vigentes. O DER ficará responsável por acompanhar, analisar e avaliar os produtos do projeto, podendo solicitar correções e revisões. O departamento também providenciará as licenças ambientais necessárias. Uma vez concluído e aprovado, o projeto será doado por Sengés ao DER, que irá definir a melhor solução para executar a obra. O prazo desta cooperação é de 180 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade, e os recursos empregados são exclusivamente da prefeitura da cidade. Está prevista a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente no trecho de revestimento primário, ligando vias municipais pavimentadas nos perímetros urbanos com o trecho pavimentado e duplicado de Reianópolis, distrito de Sengés, aproximadamente no meio do trecho. Além de beneficiar mais de 25 mil habitantes locais, a obra futuramente irá facilitar o escoamento da produção agrícola e da silvicultura da região, que já utiliza a rodovia. Enquanto realiza ações como esta, que devem resultar na futura pavimentação da via, o DER segue garantindo boas condições de segurança e trafegabilidade para usuários da PR-151 entre Sengés e São José da Boa Vista por meio de serviços de conservação de rodovia não pavimentada. O trecho está contemplado em contrato que atende 102 quilômetros de rodovias do Escritório Regional Cerne da Superintendência Regional Campos Gerais do DER, incluindo segmentos da PR-092 e PRC-272, beneficiando também os municípios de Jaguariaíva, Salto do Itararé e Santana do Itararé. O investimento nestas rodovias é de quase seis milhões de reais. (Repórter: Felippe Salles)