Estado destina R$ 15 milhões para reforçar o atendimento à saúde em Paranaguá e região

01/11/2023
O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, passa a contar com um novo Centro de Imagem para atendimento à população do município e região. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira, na mesma solenidade em que foi autorizado o início das obras de construção do AME, Ambulatório Médico de Especialidades, e da reforma e ampliação da maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, ambas as estruturas anexas ao Hospital Regional. Ao todo, os investimentos superam 15 milhões de reais e buscam fortalecer o atendimento à saúde no Litoral, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.// SONORA BETO PRETO.//

No novo Centro de Imagem, o Estado investiu um milhão e 500 mil reais, montante que possibilitou a construção de um espaço totalmente novo, com a aquisição de aparelhos de tomografia e Raio-X de última geração. Essas melhorias significam mais agilidade nos atendimentos, com capacidade de realizar 150 exames de tomografia e 450 exames de Raio-X por mês. Para as obras do Ambulatório Médico de Especialidades o investimento é de quase sete milhões. Com a licitação autorizada em janeiro deste ano, o projeto arquitetônico do AME para este município é de Tipo II, contando com dois andares, área estimada de 872 metros quadrados que abrigará 15 consultórios, núcleo de fisioterapia e área administrativa. Já a Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, uma referência no Litoral, também recebeu recursos para possibilitar uma significativa reforma e ampliação. Somando quase sete milhões, as melhorias incluem mais 23 leitos de enfermaria e cinco quartos de pré-parto e pós-parto. Essa expansão equipará o hospital para proporcionar cuidados em todos os estágios da gestação, incluindo o parto. Vão ser adicionados mais mil 685 metros quadrados de área construída. O Hospital Regional do Litoral, construído a partir da antiga Santa Casa, atende exclusivamente pelo SUS. Ele é um ponto de referência para atendimento na 1ª Regional de Saúde do Estado, englobando os sete municípios do Litoral. A área de atendimento abrange mais de 300 mil habitantes, podendo chegar a até dois milhões de pessoas durante a temporada de verão. (Repórter: Felippe Salles)