Estado cria Núcleos Regionais de Inovação e expande conexão de ideias entre os municípios

27/12/2023
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, investiu em 2023 no progresso dos municípios com iniciativas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, fomento da cultura de inovação e projetos de conectividade. A Secretaria de Inovação criou Núcleos Regionais de Inovação em Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Maringá, Londrina e Jacarezinho. O projeto recebeu o investimento de 15 milhões de reais, sendo um milhão e meio para cada um dos núcleos envolvidos. Cada agência vai contar com espaços de coworking públicos e totalmente gratuitos para uso da população local. O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, afirmou que é essencial que o Estado ampare os municípios para poder atender a população de maneira mais eficaz. // SONORA MARCELO RANGEL //

Outra iniciativa do Governo do Paraná foi o credenciamento dos ambientes promotores de inovação pelo Separtec, Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná. São 188 ambientes espalhados por todas as regiões em 42 cidades paranaenses. A iniciativa é resultado de parceria entre a pasta da Inovação com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária, integrando uma estratégia que inclui, também, a destinação de 34 milhões de reais para fomento do setor no Paraná por meio de duas chamadas públicas, com editais abertos até fevereiro próximo. No total, 13 agências de inovação estão credenciadas em Morretes, Guaratuba, Rio Azul, Manoel Ribas, Jacarezinho, Cianorte, Ibiporã, Arapongas, Araucária, Assaí, Clevelândia, Matinhos e Santo Antônio da Platina. Elas têm o objetivo de promover o desenvolvimento por meio da criação de espaços públicos com governança compartilhada entre as cidades, o governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, Sistema S e o setor privado. Outros investimentos da pasta da Inovação durante 2023 podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)