Estado começa audiências para discutir concessão de rodovias

04/02/2021
O Governo do Estado abriu nesta quinta-feira uma série de debates públicos para dar transparência e agregar sugestões que possam aperfeiçoar o modelo de concessão das rodovias do Paraná, que passará a ter 3.327 quilômetros de vias pedagiadas. O primeiro encontro ocorreu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de boa parte dos 54 deputados estaduais e integrantes do Ministério da Infraestrutura. A discussão seguirá com uma série de audiências públicas nas principais cidades paranaenses. As reuniões começam nesta sexta-feira, em Cascavel. No sábado, o encontro será em Foz do Iguaçu. Assim que as audiências forem finalizadas e o projeto ajustado, ele passará pela análise do Tribunal de Contas da União, para então ir a leilão na Bolsa de Valores. O conjunto de rodovias estaduais e federais que cortam o Paraná, dividido em seis lotes, deve ser leiloado até o fim de 2021, já que os contratos com as atuais concessionárias terminam no dia 27 de novembro. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a determinação do governador Ratinho Junior é pela transparência.// SONORA SANDRO ALEX.//
O secretário Nacional de Transportes Terrestres, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, apresentou detalhes do projeto aos parlamentares. Ele destacou que as renovadas rodovias terão 3.327 quilômetros de extensão – um incremento de 834 quilômetros no atual traçado – e previsão de 42 bilhões de reais em investimentos, o novo projeto prevê mais obras, 1.700 quilômetros de rodovias duplicadas em até sete anos, e tarifas de pedágio consideravelmente mais baixas que as atuais. Segundo o secretário, essa é a fase mais importante da construção do modelo, que é dividir essa responsabilidade com a sociedade do Paraná.// SONORA MARCELLO DA COSTA VIEIRA.//
De acordo com o projeto elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística, agência pública do Brasil também ligada ao Ministério da Infraestrutura, os valores pagos pelos usuários serão de 25% a 67% menores que os praticados atualmente, dependendo da praça. Os descontos podem ser ainda maiores para os usuários mais frequentes e para aqueles que aderirem à cobrança automática – o pagamento eletrônico vai resultar em um valor 5% menor. As novas concessões têm validade de 30 anos. O projeto de concessão é composto pelo chamado modelo híbrido, com menor tarifa de pedágio, seguido de maior valor de outorga. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, ressaltou que o Estado deverá ganhar competitividade e ter mais segurança nas rodovias.// SONORA GUTO SILVA.//
Conforme o Governo do Estado, as obras devem ser executadas em sua grande maioria nos sete primeiros anos do contrato. O pacote prevê a previsão de duplicação de 1.783 quilômetros - 90% até o sétimo ano do acordo -, a construção de 10 contornos urbanos, 253 quilômetros de faixa adicional nas rodovias já duplicadas e de 104 quilômetros de terceira faixa para apoio ao trânsito. A proposta contempla ainda sinal de wi-fi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED. (Repórter: Marcelo Galliano)