Estado abre inscrições para residência técnica

30/10/2020
Começou nesta sexta-feira as inscrições para a 3ª edição da Residência Técnica em Engenharia e Gestão Ambiental. Ao todo, são 100 vagas em 21 cidades do Paraná para profissionais recém-formados. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, até o dia 12 de novembro no link: www.cps.uepg.br/externos.
O objetivo da residência técnica é qualificar novos profissionais, visando ao atendimento de demandas do setor público. A iniciativa contempla a realização de um curso de pós-graduação, com especialização em Engenharia e Gestão Ambiental, ofertado na modalidade a distância pela UEPG, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, além de atividades presenciais em órgãos públicos.
Cada residente técnico vai receber bolsa-auxílio mensal no valor de 1.900 reais e auxílio transporte durante 24 meses. O programa é coordenado pela SETI, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e desenvolvido em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná. Nessa edição, a SEDEST, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo será parceira no desenvolvimento das atividades.
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona afirma que de um lado, o Estado promove a inserção desses jovens no mercado de trabalho, possibilitando que os residentes conheçam as especificidades da gestão ambiental, e de outro, os residentes contribuem com conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos em diferentes órgãos do Estado.
Para o diretor-presidente do IAT, Instituto Água e Terra, Everton Souza, um dos benefícios dessa parceria é o conhecimento que será adquirido por esses profissionais.



O programa de residência funciona como uma oportunidade de trabalho aos recém-formados, mas também agrega ainda mais no conhecimento dos participantes. A bióloga Tauane Ingrid Menezes Ribeiros, de 27 anos, se mudou de Minas Gerais para o Paraná em 2018 para participar do primeiro programa de residência ofertado pelo Governo Estadual. Ela diz que viu uma oportunidade de ter na prática o que aprendeu na teoria. //SONORA TAUANE INGRID MENEZES RIBEIROS//
O novo edital prevê a contratação de 100 profissionais. As vagas para cada área podem ser conferidas em www.historico2.aen.pr.gov.br .
As inscrições vão até às 11 horas da noite e 59 minutos do dia 12 de novembro. A taxa de inscrição é isenta para pessoas de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico e para doadores de sangue. É preciso fazer a solicitação com comprovação das condições até a próxima quinta-feira. As provas vão ser realizadas no dia 22 de novembro nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo abriga atualmente, pelo Programa, 213 residentes técnicos selecionados no ano passado na área de Gestão Ambiental e 23 residentes técnicos na área de Gestão Pública.(Repórter: Flávio Rehme)