Escolas promovem ações e eventos voltados ao ensino para deficientes auditivos

28/09/2020
Data importante para conscientização sobre os direitos e a luta pela inclusão de pessoas com deficiência auditiva, o Dia Nacional do Surdo foi instituído 26 de setembro em todo o Brasil. Muitas escolas da rede estadual de ensino do Paraná desenvolveram ações para marcar o mês, bastante significativo para o público surdo.
Em Guarapuava, no Oeste do Estado, o CAS, Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais de Educação de Surdos do Paraná, em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste, organizou uma mostra de arte, com o tema ‘cultura surda’.
Outra ação de destaque foi em Foz do Iguaçu, por parte do professor Roberto Mazacotte, do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. Como intérprete de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, ele dá suporte a estudantes com deficiência auditiva. Roberto afirmou que o trabalho dele é basicamente fazer com que o conteúdo, a informação, chegue ao estudante surdo e que ele consiga participar e se expressar. Mazacotte disse ainda que, por vezes, grava as orientações em vídeo para auxiliar um estudante que recebe auxílio. //SONORA ROBERTO MAZACOTTE//
Em Curitiba, a ação do CAS envolveu transmissões pela internet que foram chamadas de ‘Lives Surdas’. Os eventos aconteceram em 21 e 25 de setembro, envolvendo convidados para tratar de temas como a experiência surda no cinema e na educação, a luta por escolas bilíngues de surdos, entre outros. Um dos diferenciais foi a tradução simultânea do conteúdo para a língua portuguesa, o que permitiu a participação de toda a comunidade.(Repórter: Flávio Rehme)