Escolas estaduais em tempo integral do Paraná cresceram acima da média no Ideb

23/08/2024
A estratégia do Governo do Paraná de ampliar as escolas em tempo integral tem mostrado resultados positivos. As unidades que adotam esse modelo tiveram um crescimento acima da média no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2023, tanto no ensino fundamental quanto no médio, ajudando o Paraná a manter a liderança nacional na educação e a reduzir pela metade a diferença entre o ensino público e privado. Entre as escolas estaduais de ensino fundamental II, 65,6% das que funcionam em tempo integral melhoraram suas notas no Ideb entre 2021 e 2023, com um aumento de 14,3% na média das notas, superando em quase 12 pontos percentuais as demais escolas. No ensino médio, 51,6% das escolas em tempo integral também registraram crescimento no Ideb, contra 46,2% das outras, com uma média de crescimento de 18%. Esses resultados, baseados nas notas individualizadas por escola divulgadas pelo Inep, refletem o desempenho dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que avalia o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio em português e matemática. Alunos paranaenses obtiveram as maiores notas em português no ensino médio e em matemática no ensino fundamental II. Os dados completos estão disponíveis no site do Inep. Desde 2019, o Governo do Paraná tem ampliado o número de escolas em tempo integral pelo Programa Paraná Integral. O crescimento foi significativo, de 73 unidades em 2019 para 253 em 2023, e atualmente já são 412 escolas operando nesse modelo. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca as vantagens do modelo. // SONORA RONI MIRANDA //
Os alunos do ensino integral têm uma carga horária de 45 horas semanais, com aulas que ocupam 9 horas por dia. Esse sistema inclui cinco refeições diárias, uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos. Em comparação, o ensino parcial oferece 25 horas semanais no ensino fundamental e 30 horas no médio. (Repórter: Gabriel Ramos)