Escolas estaduais do Paraná recebem alunos da rede municipal com programação especial

06/02/2019
Mais de 120 mil estudantes da rede municipal de ensino devem ingressar no 6° ano da rede estadual no ano letivo que começa no dia 14 deste mês. Para facilitar a adaptação dos alunos aos novos ambientes, as escolas estaduais elaboraram programações especiais para as primeiras aulas, que vão desde uma roda de conversa com os alunos mais velhos até uma visita antecipada pela nova escola. Para o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, promover uma acolhida diferenciada é também estratégico, pois é por meio desse primeiro contato que o diretor, os pedagogos e os professores da nova escola podem identificar as necessidades dos novos alunos e definir as ações para ajudá-los na adaptação.// SONORA RAPH GOMES ALVES//Em Curitiba, quando os 120 alunos do 6° ano chegarem ao Colégio Estadual Paula Gomes para o primeiro dia de aula vão participar de atividades diferentes. Os professores apresentam as regras e orientações da escola e, em seguida, acompanham os alunos por uma visita, onde são apresentadas as salas de aula, refeitório, biblioteca, sala de jogos, teatro e secretaria. Além disso, os estudantes passam a ficar mais tempo na escola, já que o colégio oferta o Ensino em Tempo Integral do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Por isso, de acordo com a diretora Rosemary Carneiro de Souza, essa recepção é tão importante.// SONORA ROSEMARY CARNEIRO DE SOUZA//A Secretaria de Estado da Educação possui um material com orientações para assessorar as escolas no processo de transição dos alunos do 5° para o 6° ano. No ano passado, o Estado concluiu também o documento do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, com proposições para a educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O material foi feito em parceria com o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. (Repórter: Priscila Paganotto)