Equipes da CGE inspecionam travessia da Baía de Guaratuba

02/08/2021
A CGE, Controladoria-Geral do Estado, irá realizar inspeções constantes na travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral, para verificar o cumprimento do contrato pela empresa que assumiu o serviço em abril deste ano. Na última sexta-feira à noite e no sábado pela manhã, equipes da CGE verificaram o tempo de travessia e conversaram com os usuários.

As visitas de inspeção, que já haviam começado em maio com o Programa CGE Itinerante, foram determinadas pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, para verificar a prestação do serviço. Segundo Siqueira, outras inspeções serão feitas para acompanhar a prestação do serviço e o grau de satisfação da população.// SONORA RAUL SIQUEIRA //.

Desde abril, a Ouvidoria-Geral recebeu cerca de 150 reclamações e denúncias, que indicavam má prestação do serviço. Passado um mês de operação da empresa BR Travessias, que venceu a licitação para fazer o serviço de ferry-boat, o programa CGE Itinerante visitou o local e colheu mais 80 reclamações. O material foi encaminhado ao Departamento de Estradas de Rodagem, DER, com questionamentos e pontos do contrato que precisavam ser cumpridos o mais rápido possível.

Devido à complexidade da situação, a prefeitura de Guaratuba decretou situação de emergência.

Entre os pontos que devem ser cumpridos pela empresa está a duração máxima da travessia, que deve ficar em até 22 minutos na alta temporada e 32 minutos na baixa temporada. Porém, usuários reclamaram que a demora chegou a até 4 horas, além de relatos sobre número insuficiente de embarcações e falta de manutenção.

Para tentar resolver a situação, o Governo do Paraná fez uma requisição administrativa da embarcação da antiga empresa que fazia a travessia, medida que reduziu o tempo entre o pagamento do tíquete de embarque até o efetivo desembarque na outra margem. Em média, na noite de sexta-feira e manhã de sábado, o tempo de travessia ficou em torno de 15 a 20 minutos.

O resultado dessas ações irá permitir eventuais cobranças à empresa para que melhore a prestação do serviço. O não cumprimento gera multas e outras penalidades por parte do DER, responsável pela contratação.

As reclamações podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria-Geral do Estado por telefone, WhatsApp, pela internet em todos os sites do Governo do Estado no campo Ouvidoria, ou na sede da Controladoria, em Curitiba. Para mais detalhes acesse o site www.cge.pr.gov.br. (Repórter Felippe Salles)