Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira em Pitanga

17/04/2024
Técnicos do IAT, Instituto Água e Terra, de Pitanga, na região Central do Paraná, prestaram atendimento a um filhote de coruja-buraqueira na terça-feira. A ave foi encontrada bastante debilitada em uma área rural do município na tarde da última sexta-feira pela proprietária do local, que prestou os primeiros-socorros, essenciais para garantir a sobrevivência do animal. Após a recuperação parcial da coruja, a moradora acionou a equipe do Instituto para dar prosseguimento aos procedimentos médico-veterinários. O filhote foi encaminhado para a clínica veterinária do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, parceira do IAT para o atendimento e socorro de animais silvestres, e permanecerá em tratamento até que possa retornar à natureza. A espécie Athene cunicularia é conhecida popularmente como coruja-buraqueira ou caburé. O nome científico significa “coruja que cava túneis”, fazendo referência ao hábito da ave de cavar buracos para construir ninhos. É capaz de habitar ambientes alterados pela ação humana, podendo ser encontrada em áreas abertas das cidades, como no Litoral do Paraná. A ave apresenta pequeno porte e coloração castanha com manchas beges na ponta das asas e se alimenta de animais de pequeno porte, como insetos, anfíbios e répteis. Em um período de menos de uma semana, esse foi o terceiro animal silvestre que passou pelo atendimento da regional de Pitanga do órgão ambiental. Na quinta-feira, técnicos do órgão resgataram um macaco-prego no terreno de uma rádio e soltaram um gambá-de-orelha-branca em um local de floresta densa da região. Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IAT ou a Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento. (Repórter: Felippe Salles)