Enquanto novas obras são preparadas na PRC-280, DER/PR mantém serviços de manutenção

31/01/2024
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná está completando nesta quarta-feira sete meses de serviços de conservação e manutenção do pavimento da PRC-280 e PRC-158 entre Palmas e Renascença, na região Sudoeste. Já foram investidos cerca de 10 milhões de reais em contrato específico para realizar melhorias nas duas rodovias, com extensão total de 116 quilômetros, beneficiando 170 mil habitantes de Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Renascença e Vitorino, além do tráfego de longa distância. Outros quase 19 milhões de reais vão ser usados ao longo dos próximos meses. A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas, enfrentando um volume diário médio de tráfego de até oito mil veículos nos pontos de maior movimento. E grande parte destes veículos são caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação. Por estas características, tanto do pavimento quanto de usuários, a PRC-280 e a PRC-158 são vulneráveis ao surgimento de buracos e afundamentos, típicos de rodovias transformadas em corredores logísticos, apesar de terem função inicial diferente. Para atender as necessidades desse trecho, ainda vão acontecer duas novas obras de restauração em pavimento rígido de concreto pela técnica whitetopping, que aproveita a pista existente como base para a nova pista de concreto. Uma delas já foi contratada e está na fase de elaboração de projetos, com os serviços devendo começar em breve. Serão 188 milhões e 250 mil reais para restaurar 45 quilômetros entre Palmas e Clevelândia. A outra está com licitação em andamento e vai atender o trecho seguinte, de Clevelândia a Pato Branco, com extensão de 37,5 quilômetros. As propostas de preço são conhecidas no dia 15 de março, em sessão de disputa entre as interessadas. Ambas obras vão seguir o padrão utilizado no trecho entre Palmas e o trevo Horizonte, em General Carneiro, já restaurado em concreto e considerada uma das melhores rodovias estaduais do Paraná, em contraste com a situação antiga, quando era conhecida pelos buracos e más condições de trafegabilidade. (Repórter: Gustavo Vaz)