Encontro em Foz do Iguaçu destaca importância da ciência forense para a segurança pública e a sociedade

05/11/2021
A InterForensics 2021, maior evento de ciências forenses da América Latina, realizado em Foz do Iguaçu, terminou nesta sexta-feira. Foram três dias de debates e troca de experiências de profissionais e especialistas do Brasil e do exterior. O encontro defendeu o uso de tecnologia, a troca de experiência e integração, o aprofundamento de estudos e de padronização de procedimentos para fortalecer as ciências forenses e enfatizar a importância da perícia para a segurança pública e para a sociedade. Nove autoridades da área palestraram nas plenárias master da InterForensics 2021. Para Luiz Rodrigo Grochocki, diretor da Polícia Científica do Paraná e coordenador da 13ª Conferência Internacional em Crimes Cibernéticos, o evento foi uma oportunidade de ouro para a qualificação das ciências forenses no Brasil.
Já o secretário nacional da Segurança Pública, Carlos Renato Paim, que também participou do evento, ressaltou a importância da perícia no país.
Dentre as palestras ministradas ao longo do evento, destaque para a do perito forense português do Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU, Nuno Duarte Vieira, que ministrou sobre Medicina Legal e Perícias Médicas, com foco na ação humanitária forense em situações de desastres ou catástrofes naturais ou provocadas pelo homem. Outro tema em alta no debate público foi tratado no evento, em palestra que teve como tema “As ciências forenses e a conservação ambiental para a atual e futuras gerações”, ministrada pelo representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Niro Higuchi. Neste último dia de evento, o foco foi na questão das Deepfakes, um tipo de inteligência artificial que cria vídeos falsos ou modifica os originais para retirar a integridade do material. O especialista em tecnologia Sam Gregory falou sobre o assunto, destacando as tendências desta modalidade de desinformação, os danos que pode causar e possíveis soluções. Outros detalhes sobre a InterForensics 2021 podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)