Encontro da saúde reúne 90 técnicos e destaca importância do autocuidado apoiado

14/03/2024
O autocuidado apoiado foi o tema central do 12º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, Sesa, o evento aconteceu de terça até esta quinta-feira, em Curitiba, e reuniu 90 técnicos das 22 Regionais de Saúde, que são tutores da metodologia. O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O intuito é qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários. Essa iniciativa consiste em que os usuários gerenciem o próprio cuidado na tomada de decisões cotidianas sobre alimentação, atividade física, medicação, estilo de vida e higiene pessoal. A equipe de saúde preparada procura ampliar a capacidade de confiança e eficácia das pessoas no manejo de sua condição. A metodologia e informações discutidas neste encontro serão replicadas aos municípios pelas Regionais de Saúde, atingindo os demais profissionais da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada. O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. (Repórter: Victor Luís)