Encontro da Sesa em Maringá discute ações para fortalecer Rede de Atenção à Saúde

10/10/2023
A secretaria estadual da Saúde realiza mais um workshop do PlanificaSUS Paraná, desta vez na 15ª Regional, com sede em Maringá, no Noroeste do Estado. O programa busca fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, por meio da integração de duas outras redes essenciais para o atendimento à população pelo SUS: a da Atenção Primária à Saúde e a da Atenção Ambulatorial Especializada. O evento acontece nesta terça e quarta-feira, em Maringá, e reúne cerca de 90 pessoas dos 30 municípios de abrangência. A Secretaria realiza os trabalhos junto às unidades básicas para aprimoramento dos processos de trabalho e de identificação de soluções coletivas para problemas que surgem no cotidiano. Na pauta do encontro em Maringá estão temas referentes à territorialização, organização das salas de vacinas, estratificação de risco e integração dos pontos da Rede de Atenção à Saúde. O PlanificaSUS é um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Na prática, em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre os que atuam nas Unidades Básicas, gestores, tutores dos municípios e regionais, estão envolvidos na estratégia. Em 2021, todos os municípios do Estado aderiram ao PlanificaSUS Paraná, o que tornou o Estado o único do Brasil a realizar o projeto em todo o território. (Repórter: Nathália Gonçalves)