Empresa Portos do Paraná propõe ampliação da capacidade ferroviária para o transporte de granéis sólidos

12/07/2019
A administração dos Portos do Paraná desenvolveu um projeto para melhorar e gerar novas alternativas ao sistema viário e aos modais que operam no Porto de Paranaguá. A ideia é concentrar a descarga ferroviária dos granéis sólidos para exportação. O projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Engenharia e Manutenção, em parceria com a Rumo, e prevê benefícios para a cadeia logística, com o aumento da capacidade de descarga e redução dos custos, e também para toda a comunidade. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, as melhorias imediatas serão a eliminação das interferências rodoferroviárias; aumento da segurança; fluidez na circulação urbana; e redução de ruídos, principalmente os gerados pelas buzinas dos trens.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA.//

O projeto propõe a construção de uma moega, que serve para receber e destinar granéis sólidos às correias transportadoras, exclusiva para a descarga dos trens no Corredor de Exportação de Paranaguá. Ou seja, os granéis vindos pela ferrovia chegariam nesta estrutura e seguiriam aos terminais por correias transportadoras. Em princípio, seriam três linhas independentes, cada uma com capacidade para receber carga de até 60 vagões simultaneamente, de produtos diferentes, conectadas com os terminais arrendados pela Portos do Paraná. Porém, os demais terminais poderiam se interligar ao sistema ou operar em conjunto. Essa mudança, segundo a Diretoria de Engenharia da Portos do Paraná, reduz significativamente as interferências rodoferroviárias, os cruzamentos entre as vias rodoviárias e as linhas dos trens. Cristiano Donati, gerente-executivo da área de projetos estratégicos da Rumo, explicou que os 16 cruzamentos atuais seriam reduzidos a apenas cinco.// SONORA CRISTIANO DONATI.//

Para complementar o projeto da concentração da descarga, segundo Donati, a Rumo se comprometeu a contribuir com investimentos em modernização da frota de vagões e das locomotivas, além de capacitação da ferrovia. Para ele, o projeto torna a descarga ferroviária de granéis de exportação mais eficiente, o que pode ampliar a participação do modal de 30 para 50%.// SONORA CRISTIANO DONATI.//

Os números apresentados estimam a redução de 700 caminhões/dia em Paranaguá, com aumento de 532 vagões/dia e redução de até 30% nos custos logísticos. Presente na apresentação do projeto, o diretor administrativo-financeiro da Ferroeste, Fábio Aquino Vieira, destacou a Portos do Paraná e a Rumo pela proposta e se colocou à disposição para somar. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, os operadores portuários vão analisar a proposta e apresentar observações e contribuições. (Repórter: Wyllian Soppa)