Empresa Portos do Paraná promove concurso de desenhos com entrega de projetos até esta quarta-feira

18/06/2019
Os 1.103 alunos de 5º ano das escolas municipais que visitaram o Porto de Paranaguá neste primeiro semestre se preparam para participar do Concurso de Desenho do Projeto Porto Escola. São 17 centros de educação que têm até esta quarta-feira, às cinco horas da tarde, para reunir e entregar as obras na Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral. O concurso de desenho é organizado pela empresa Portos do Paraná, em parceria com a prefeitura. Além de retratar o porto, os alunos também criam frases sobre a visita que fizeram. Os alunos devem fazer um desenho em papel A4, em uma única via, com tema e arte livres e coloridos com lápis de cor ou canetas hidrográficas. No verso, deve constar uma frase, o nome da Instituição de Ensino, nome do aluno e do professor. Os desenhos devem ser criados em sala de aula, sob a supervisão dos professores que acompanharam as atividades no Porto. O julgamento dos desenhos será feito por comissão avaliadora composta de servidores da empresa Portos do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá. Os critérios avaliados são criatividade, originalidade e temática. A coordenadora de projetos e eventos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Giovana de Carvalho, conta que a parceria com o Projeto Porto Escola existe há cinco anos e já foram mais de dez mil crianças participantes.// SONORA GIOVANA DE CARVALHO//Nas escolas, com toda a equipe, o esforço é grande nessa reta final. A expectativa é grande da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, que participa com quatro turmas. Para a diretora Jucimara Rodrigues da Luz, o Porto Escola é uma oportunidade para que os alunos conheçam a importância do Porto e para que a escola complemente o aprendizado.// SONORA JUCIMARA RODRIGUES DA LUZ//Segundo a professora Manoela Zacarias, responsável por uma das turmas, os 26 alunos dela são competitivos e estão bem preparados.// SONORA MANOELA ZACARIAS//Segundo a professora de artes da escola, Sandra Mutsumi Tsuiki, a ideia é ajudá-los a se expressar através de formas, linhas, traçados e cores.// SONORA SANDRA MUTSUMI TSUIKI//O resultado do concurso será divulgado no dia primeiro do mês que vem, no site da Portos do Paraná. No dia 10 do mês que vem, no Auditório “Emir Roth”, no Palácio Taguaré, sede da Administração dos Portos, acontece uma solenidade de premiação dos alunos vencedores. Os dez primeiros colocados ganham passeio de barco pela Baía de Paranaguá. No segundo semestre, acontecem novas visitas e um segundo concurso. No mês que vem, o Projeto Porto Escola começa a ser feito também com as escolas de Antonina. (Repórter: Priscila Paganotto)