Empregados da Celepar ajudam população a usar tecnologias
18/05/2020
A dificuldade em usar o celular, a internet ou outras ferramentas tecnológicas acaba barrando o acesso da população a programas sociais que trazem um alívio neste momento de pandemia, como o Cartão Comida Boa, do Governo do Estado, ou o Auxílio Emergencial, do governo federal. Observando essas necessidades, empregados da Celepar, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, estão ajudando as pessoas a desvendarem essas ferramentas para poderem receber os benefícios. Os atendimentos são feitos pelo Whatsapp, de maneira simples para facilitar a vida o cidadão com a tecnologia. É só mandar uma mensagem para o número (41) 99124-2342 com a dúvida que um voluntário entra em contato e se dispõe a auxiliar e tirar as dúvidas. A proposta de criar o TechAjuda, que conta com 20 colaboradores que respondem de forma voluntária às dúvidas relacionadas ao uso das tecnologias, surgiu de outro projeto de inclusão social da Celepar. Desde 2013, a companhia oferece cursos que ensinam os idosos a usarem a internet e, mais recentemente, os smartphones. Com isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, os instrutores dos Cursos de Inclusão Social e Digital pelo Smartphone passaram a gravar vídeos com dicas que eram postadas nos grupos de Whatsapp dos ex-alunos. Nestas conversas, surgiram dúvidas sobre o acesso aos aplicativos dos benefícios sociais, o que levou a Celepar a criar um canal exclusivo para auxiliar a população. Luiz Gustavo Dalazen, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Celepar, explica que a ideia era dar dicas para os idosos usarem os smartphones durante o isolamento, como um incentivo para que eles ficassem em casa e usassem a tecnologia como aliada. Mas, muitos começaram a perguntar sobre o acesso aos benefícios, que conhecidos deles estavam se batendo com a tecnologia, então a Celepar resolveu criar esse canal de ajuda.// SONORA LUIZ GUSTAVO DALAZEN.//
O projeto, que começou no dia 30 de abril, já recebeu cerca de 2 mil mensagens e fez 800 atendimentos. A ideia agora é expandir ainda mais os atendimentos, com o suporte também de estudantes das universidades estaduais. Os bolsistas serão contratados por meio de um chamamento em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado. (Repórter: Amanda Laynes)
O projeto, que começou no dia 30 de abril, já recebeu cerca de 2 mil mensagens e fez 800 atendimentos. A ideia agora é expandir ainda mais os atendimentos, com o suporte também de estudantes das universidades estaduais. Os bolsistas serão contratados por meio de um chamamento em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado. (Repórter: Amanda Laynes)