Embarque inédito de gergelim mostra eficiência do Porto de Paranaguá em diferentes tipos de carga
04/11/2021
No berço 202 do Porto de Paranaguá, o navio Lady Lilly realiza uma operação inédita de embarque de gergelim em sacas. O produto nacional, que segue para exportação, é estivado direto nos cinco porões da embarcação. Em média, cada espaço vai levar cerca de 4 mil toneladas da semente, totalizando um embarque de 20 mil toneladas que têm como destino a Guatemala. Até então, a semente já era exportada pelo terminal paranaense, mas somente em contêineres
A falta de contêineres no mundo todo fez com que os exportadores e importadores buscassem diferentes soluções. O navio atracou por volta do meio-dia desta quarta-feira. A previsão é que a operação seja concluída na próxima semana. Os responsáveis pela carga, tanto da importação quanto da exportação, vieram a Paranaguá para acompanhar a operação.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, destacou que isso demonstra que o Porto de Paranaguá é um porto eficiente nos diversos tipos de carga, que tem capacidade de operar na importação e exportação. Segundo ele, os responsáveis pela carga demonstraram buscar no Paraná, além de uma opção de transporte, também a instalação de uma unidade para a manufatura do produto. //SONORA ANDRÉ PIOLI//
José Francisco Cordova, diretor da Sezam Zaad, do mesmo grupo, afirmou que gergelim é um produto 90% de exportação, utilizado para fazer óleo e outros alimentos e o objetivo é que sejam feitos na região para exportar diretamente o produto final. //SONORA JOSÉ FRANCISCO CORDOVA//
A operação do navio Lady Lilly é da empresa Marcon Logística Portuária. De acordo com o diretor comercial Patrick Ferreira Tavares, esse embarque de gergelim marca o retorno do produto para a modalidade de “carga solta”. //SONORA PATRICK FERREIRA TAVARES//
O embarque pelo Porto de Paranaguá, gera muitos ganhos para a economia da região, com cerca de 400 pessoas por dia na operação no embarque da carga.
O gergelim, como item alimentício, não pode ter contato com produtos químicos. Além disso, pelo volume, ocupa o dobro de espaço que outras mercadorias ensacadas. E esse espaço hoje, nos demais portos brasileiros, é extremamente disputado. Em Paranaguá, há essa disponibilidade. (Repórter: Flávio Rehme)
A falta de contêineres no mundo todo fez com que os exportadores e importadores buscassem diferentes soluções. O navio atracou por volta do meio-dia desta quarta-feira. A previsão é que a operação seja concluída na próxima semana. Os responsáveis pela carga, tanto da importação quanto da exportação, vieram a Paranaguá para acompanhar a operação.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, destacou que isso demonstra que o Porto de Paranaguá é um porto eficiente nos diversos tipos de carga, que tem capacidade de operar na importação e exportação. Segundo ele, os responsáveis pela carga demonstraram buscar no Paraná, além de uma opção de transporte, também a instalação de uma unidade para a manufatura do produto. //SONORA ANDRÉ PIOLI//
José Francisco Cordova, diretor da Sezam Zaad, do mesmo grupo, afirmou que gergelim é um produto 90% de exportação, utilizado para fazer óleo e outros alimentos e o objetivo é que sejam feitos na região para exportar diretamente o produto final. //SONORA JOSÉ FRANCISCO CORDOVA//
A operação do navio Lady Lilly é da empresa Marcon Logística Portuária. De acordo com o diretor comercial Patrick Ferreira Tavares, esse embarque de gergelim marca o retorno do produto para a modalidade de “carga solta”. //SONORA PATRICK FERREIRA TAVARES//
O embarque pelo Porto de Paranaguá, gera muitos ganhos para a economia da região, com cerca de 400 pessoas por dia na operação no embarque da carga.
O gergelim, como item alimentício, não pode ter contato com produtos químicos. Além disso, pelo volume, ocupa o dobro de espaço que outras mercadorias ensacadas. E esse espaço hoje, nos demais portos brasileiros, é extremamente disputado. Em Paranaguá, há essa disponibilidade. (Repórter: Flávio Rehme)