Em um ano de funcionamento, aplicativo 190 PR, da Polícia Militar, registra mais de 17 mil usuários

10/10/2019
O aplicativo 190 PR, plataforma da Polícia Militar do Paraná para atendimento ao cidadão, registrou cerca de 40 mil downloads e 17 mil e 300 usuários ativos em um ano de funcionamento. A iniciativa é pioneira no Brasil em possibilitar o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Por meio do aplicativo, a Polícia Militar já recebeu mais de 6.500 solicitações, todas atendidas com orientações ou envio de uma viatura para o local da ocorrência. O balanço de um ano mostra ainda que o aplicativo já está presente em 117 municípios do Estado e, em breve, vai alcançar todas as regiões do Paraná. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Comando da PM. Os casos de perturbação de sossego foram os mais registrados pelo aplicativo, seguido por abordagem de pessoas suspeitas, infrações de trânsito, lesão corporal e violência doméstica. Segundo o capitão Claudio Prus, do Centro de Operações Policiais Militares, a plataforma permite um contato transparente entre o usuário e a PM, com possibilidade de troca de mensagens e até previsão para chegada da viatura. // SONORA CLAUDIO PRUS //
A média de ligações ao 190 caiu cerca de 13% em Curitiba e Londrina no último ano, o que indica a opção de muitos cidadãos pelo uso do aplicativo, que, neste período, registrou apenas 2 trotes. O capitão Prus reforça que o sistema permite um atendimento mais eficiente, visto que o cidadão precisa se identificar, aumentando a confiabilidade e reduzindo chances de falsos comunicados de ocorrência. // SONORA CLAUDIO PRUS //
Entre os desafios da implantação do sistema no interior do Estado, o maior foi a adaptação para o funcionamento em locais distantes. Foram feitos ajustes e melhorias que aperfeiçoaram a ferramenta para que pudesse funcionar com qualidade mesmo em regiões afastadas. Um dos objetivos da plataforma foi permitir maior acessibilidade para pessoas limitações físicas e auditivas. Na plataforma, já se cadastraram aproximadamente 300 cidadãos com alguma limitação. Mesmo com o sucesso, por se tratar de um sistema em constante atualização, outras funcionalidades deverão ser acrescentadas em breve. Uma delas é a possibilidade do solicitante encaminhar áudios durante o cadastro da ocorrência. (Repórter: Rodrigo Arend)