Em evento em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai ser lançado manual sobre solos

15/04/2019
A sexta edição da Reunião Paranaense de Ciência do Solo vai acontecer em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, no mês que vem, entre os dias 28 e 31. O evento tem apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Iapar e da Emater. No encontro será lançado o Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná, elaborado pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Neste ano, o tema será “O Desafio da Produção Agropecuária com Baixo Impacto Ambiental”. O objetivo é contribuir com as instituições e com os profissionais que atuam em práticas voltadas à conservação do solo e da água no Paraná. Também serão apresentadas estratégias operacionais e técnicas para manejo e conservação do solo e da água, com foco na garantia da sustentabilidade da agricultura. Diversos técnicos do Sistema Estadual da Agricultura colaboraram na elaboração da publicação. O Manual deve ajudar a incrementar o desenvolvimento de programas executados pela Secretaria da Agricultura, como o Prosolo, Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná e Microbacias. De acordo com Débora Grimm, secretária-executiva do Prosolo, o Manual serve de apoio, tanto para o produtor, quanto para os técnicos responsáveis pela elaboração de projetos de conservação de solos.// SONORA DÉBORA GRIMM.// A elaboração do Manual envolveu 72 profissionais, entre professores, pesquisadores e extensionistas de 16 instituições paranaenses, como universidades estaduais, universidades federais, institutos de pesquisa, secretarias de estado e serviço de extensão rural. O evento será no Premium Vila Velha Hotel. (Repórter: Amanda Laynes)